Mecânica

Na Física, a Mecânica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. A Mecânica que vamos estudar é conhecida como Mecânica clássica ou Mecânica de Newton, pois as leis de Newton formam a base deste estudo.

Aqui no Efeito Joule dividimos a mecânica clássica em quatro partes: cinemática, dinâmica, energia e hidrostática. Esta divisão tem apenas um objetivo didático já que o conhecimento é interligado e até mesmo acumulativo.

Se você vai começar a estudar física agora, leia primeiramente os textos que estão no conteúdo de introdução que são pré-requisitos para estudar física. Se você já domina estes pré-requisitos é só começar esta jornada pelas leis que regem o movimento das partículas e dos fluidos. Bons estudos!

Cinemática

A cinemática é o estudo descrito dos corpos em movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.

É importante lembrar que um corpo está em movimento quando, à medida que o tempo passa, sua posição varia em relação a um referencial. Na cinemática vamos estudar dois tipos de movimento retilíneo, o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado, logo em seguida, vamos estudar o movimento circular que também pode ser dividido da mesma maneira, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

A cinemática escalar é o estudo da cinemática utilizando, para fim de cálculos, grandezas escalares, ou seja, grandezas que tem apenas um valor numérico, onde não nos preocupamos com a direção e o sentido desta grandeza que são características de um vetor.

Dinâmica

A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a dinâmica. Na dinâmica vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de cinemática que já estudamos.

Para o estudo da dinâmica deve-se entender bem as três leis de Newton.

Primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia.

Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.

Segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.

A segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicado por sua aceleração.

Princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton.

Se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto.

Energia

Hidrostática

Astronomia

Mecânica quântica

Relatividade

A teoria apresentada por Einstein em 1905 foi complementada por outro artigo publicado por ele em 1917. Sendo assim, a Relatividade é formada por duas teorias a Relatividade Restrita e a Relatividade Geral. Leiam os textos abaixo para conhecer um pouco sobre Relatividade.

Biografias

As tirinhas de física proporcionam o acesso ao conhecimento de uma forma agradável e divertida, permitindo ao leitor associar o aprendizado ao prazer. As HQs exercitam a criatividade e a imaginação que, aliadas ao conhecimento científico, ajudam a construir o pensamento intuitivo que a ciência exige. Aqui no Efeito Joule estamos utilizando este recurso para introduzir conceitos, fenômenos físicos e personagens da ciência aos nossos leitores. Na mesma série de tirinhas também pretendemos oferecer dicas para vestibulandos de uma maneira dinâmica e divertida.

Confira as tirinhas de física.