Exercício de física conceito de movimento

Exercício resolvido de física abordando o conceito de movimento.

(EFOA-MG) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.

Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é:

a) A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

b) Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

c) Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

d) A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos meus colegas, quanto em relação ao professor.

e) Mesmo para o professor, que não para de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.

Resolução do exercício


O movimento na física é caracterizado por uma variação da posição espacial de um corpo em relação a um referencial no decorrer do tempo. Para relembrar esse conteúdo vale a pena ver o post sobre o conceito de movimento.

Precisamos de um referencial para dizer se o corpo está ou não em movimento. E o que é um referencial? O referencial é utilizado para se medir e registar as grandezas físicas, como por exemplo: posição, velocidade e aceleração. Ele pode ser um corpo ou um ponto material que escolhemos e a partir desse ponto de vista iremos fazer nossas observações.

Então precisamos primeiro dizer qual é o referencial para, então, dizer existe ou não o movimento. No caso desse exercício em cada uma das alternativas é colocado um referencial diferente. Vamos analisa-los.

a) Incorreta. Mesmo os alunos não estando em movimento em relação a sala de aula, podemos encontrar fora da sala um referencial em que eles estejam em movimento. Um exemplo pode ser uma pessoa que passa dirigindo um carro fora da escola. A distância entre os alunos e a pessoa no volante está mudando com o tempo o que caracteriza um movimento.

b) Incorreta. Da mesma maneira que é possível encontrar um referencial em que os alunos estejam em movimento também é fácil encontrar um referencial em que eles estejam em repouso. Um exemplo pode ser um professor parado em frente a porta da sala de aula.

c) Incorreta. A resposta da alternativa anterior responde a essa.

d) Incorreta. Se o referencial estiver em movimento junto com o mosquito, que é o caso do professor, a velocidade em relação a ele será diferente em relação aos alunos, já que a variação de espaço vai mudar de um caso para o outro.

e) Correta. Qualquer referencial que esteja em movimento com a mesma velocidade do professor, como por exemplo, a caneta em sua mão, estará em repouso em relação a ele.

Comentários