Efeito Joule

Em muitas questões de cinemática você vai encontrar a velocidade em km/h (quilômetros por hora) e precisará converter para m/s (metros por segundo). É muito importante que você faça a conversão das unidades de medida sempre que o problema oferecer unidades diferentes para a mesma grandeza física, e isso acontece bastante com a velocidade.
No sistema internacional de unidades de medida a velocidade tem como unidade o m/s, mas nem todos os exercícios serão resolvidos com essa unidade e muitas vezes a conversão para km/h é necessária.
Vamos aprender então a fazer essa conversão e no final do texto vou dar uma super dica para você resolver tudo de maneira mais rápida.
Se você ainda não sabe, para fazer a conversão de km/h para m/s basta fazer a divisão por 3,6. Mas de onde vem esse número 3,6?
Vamos fazer um exercício como exemplo para entendermos de onde vem esse valor.
Pense na velocidade de 1 km/h, ou seja a cada hora o móvel percorre 1 km. Precisamos transformar o quilometro em metro e a hora em segundos. Então partimos do seguinte raciocínio. Já que o prefixo k equivale a mil, sabemos então que 1 km é igual a 1000 metros. Sabemos que 1 hora equivale a 60 minutos. Já que 1 minuto equivale a 60 segundos podemos descobrir quantos segundos tem em um hora fazendo uma regra de três.
1 min – 60 s
60 min – x
x = 60 . 60
x = 3600 s
Ou seja, 1 h é igual a 60 minutos que equivale a 3600 segundos.
Sendo assim, podemos escrever que 1 km por hora equivale a 1000 metros por 3600 segundos.
1km/h = 1000m/3600s
Simplificando (1000/3600) m/s temos 1/3,6 m/s
Ou seja: 1 km/h = (1/3,6) m/s
Agora sim sabemos de onde vem o 3,6.
Para transformar então km/h para metros por segundo basta dividir por 3,6. E para transformar m/s para km/h. Bem, se o 3,6 está dividindo passamos para o outro lado da igualdade invertendo a operação e temos que 3,6 km/h = 1 m/s. Logo, para transformar m/s em km/h basta multiplicar por 3,6.

Agora vamos a nossa dica. Na maioria dos exercícios de cinemática em que a conversão de unidades da velocidade é necessária os números que aparecem são esses 8 casos a seguir.

Então se você já sabe como se faz a conversão e também lembra que a divisão ou multiplicação desses números da tabela acima te trarão o valor da conversão fica muito mais rápido resolver os exercícios em que essa conversão é necessária.
Se você dividir essa tabela acima por dez, você terá os valores em uma escala menor.

É isso galera, continuem acompanhando os textos aqui no blog. Na página Mecânica vocês irão encontrar vários textos sobre cinemática e aprender mais sobre esse conteúdo.


Para receber as notificações de novos conteúdos se inscreva no canal do Youtube, e me siga nos instagram @vanksestevao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *