Efeito Joule

Antes de iniciarmos o estudo de gráficos do movimento uniforme vale lembrar o que significa um objeto estar em movimento uniforme, você se lembra? Bom, um objeto estar em movimento é quando sua posição varia com o tempo. Isso você já sabe, então o que significa o movimento ser uniforme. Procurando em um dicionário encontramos: “adj. 1. Idêntico. 2. Regular”. Então algo nesse movimento é idêntico, regular, constante. Por definição o Movimento Uniforme (MU) é aquele em que sua velocidade escalar média é constante.
Vm: Velocidade Média
∆S: Deslocamento
∆t: Variação do tempo

Você também pode assistir a uma vídeo aula sobre o assunto no nosso canal do YouTube.

Para que possamos estudar os gráficos do movimento uniforme é necessário que tenhamos uma equação e a partir desta podemos ter idéia do traçado do gráfico. Pela equação da velocidade média (Vm) conseguimos obter esta equação, sendo o espaço inicial S0 correspondente ao tempo inicial t0 que será igual a zero, temos:

Esta é a equação horária do espaço, ou seja, é o espaço em função do tempo s(t), se você der um valor para t a função retorna a posição naquele instante e vice versa. Esta equação é classificada como do 1º grau e seu gráfico é uma reta. Para facilitar o entendimento da construção dos gráficos do movimento uniforme darei a situação de um carro em movimento com velocidade constante de 10 m/s na posição inicial S0 = 0 e t0 = 0 e posição final S = 30 m. Observe a ilustração abaixo:

Agora iremos transcrever essa situação para um eixo cartesiano que normalmente chamamos de eixo (x, y), mas no nosso caso será (t, s). Para construir um gráfico do espaço versus tempo no movimento uniforme precisamos de pelo menos dois pontos e para isso precisamos de coordenadas que no nosso caso serão (t, s) que estão indicados na figura os valores correspondentes.

Com essa tabela podemos construir o gráfico da função s = 10t.

Através desta grade no gráfico é fácil observar os valores da tabela, lembrando que o valor de S0 é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo vertical no caso S0 = 0 e Vm é a inclinação da reta, mede a taxa de crescimento de s em função de x. Se o sinal de Vm for positivo como neste caso o espaço cresce com o tempo e temos um gráfico de movimento uniforme progressivo, se Vm for negativo um gráfico de movimento retrógrado, o espaço decresce com o tempo e o gráfico ficaria assim:

O outro gráfico do movimento uniforme é o da velocidade em função do tempo. Como a velocidade é constante, você poderia imaginar como seria esse gráfico?
V > 0 (sinal positivo)

V > 0 (sinal negativo)

Texto enviado pelo Professor Adriando Marden de Souza Bastos

3 respostas

  1. O blog é repleto de informações importantes e claras. Era tudo o que eu precisava, muito obrigado! No entanto, acredito que há um erro acima do último gráfico. No lugar de [V>0(sinal negativo)] a velocidade não seria menor que 0 (V<0)?

  2. Muito bom o blog, parabéns!
    Só uma correção, na tabela antes do gráfico (espaço vs. tempo) os valores das colunas estão trocados, ou seja, tempo está na coluna "s" (espaço) e espaço está na coluna "t" (tempo).
    Abraços!

  3. Adorei agora esta tudo tão claro em minha mente velleu a todos os colaboradores este blog realmente foi minha salvação que Deus abençoe cada um de vcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *