Efeito Joule

Escolhi alguns elementos utilizados em circuito elétrico que acredito serem os mais comuns. A ideia é apresentar os principais elementos que compõem um circuito elétrico e oferecer a possibilidade de entender melhor cada um deles. Para saber mais sobre cada elemento específico basta clicar no nome e você será direcionado à página do elemento do circuito.
Principais elementos que compõem um circuito elétrico:
Dispositivos de manobra
Os dispositivos de manobra são elementos que servem para acionar ou desligar um circuito elétrico. Exemplo para estes elementos: chaves e interruptores.
Resistor elétrico
O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono.
Abaixo temos a representação do resistor:

Gerador elétrico

O gerador elétrico é um mecanismo que transforma energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica, ou seja, o gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam.
Um gerador ideal é representado pela seguinte figura:

Onde:

ε = é a força eletromotriz.
i = corrente elétrica que o atravessa.
Receptor elétrico
O receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. 
Abaixo temos a representação de um receptor:
 

Onde:

ε’ = é a força contra eletromotriz.
r’ = resistência interna
i = corrente elétrica que atravessa o receptor
Dispositivos de segurança
Estes dispositivos servem para garantir a segurança do circuito interrompendo a passagem da corrente elétrica quando necessário. Exemplo para estes elementos: fusíveis e disjuntores. 
O fusível é um componente do circuito elétrico que tem como função proteger o circuito de possíveis sobrecargas de corrente elétrica. Um uma instalação elétrica todos os componentes são escolhidos para suportarem a corrente máxima prevista para o circuito, os fios, por exemplo, devem ter uma bitola que suporte a intensidade da corrente ou podem fundir com o calor liberado pelo Efeito Joule. Mesmo tendo este cuidado é necessário utilizar um dispositivo que corte a corrente caso haja alguma sobrecarga para que os aparelhos ligados não sejam danificados, o fusível é este dispositivo.
Medidores elétricos

Os medidores elétricos são instrumentos que têm seus funcionamentos baseados no eletromagnetismo e são dois os mais importantes o amperímetro e o voltímetro.
Os amperímetros são medidores da intensidade de corrente elétrica em determinada parte do circuito elétrico. Eles podem ser representados pelos símbolos abaixo:

Veja um exemplo de um amperímetro em um circuito elétrico:

Nesse exemplo o amperímetro mede apensas a intensidade da corrente elétrica que o atravessa, ou seja, a mesma corrente elétrica que atravessa o resistor R1.

Observe que o amperímetro foi ligado em série com o resistor. E, é desta maneira que ele deve ser ligado para que a corrente elétrica o atravesse.
Já o voltímetro mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos do circuito, e pode ser representado através dos seguintes símbolos:

Para medir a ddp entre dois pontos do circuito o voltímetro deve ser ligado em paralelo a este trecho que se pretende medir. Abaixo um exemplo de ligação:

Na ligação acima o voltímetro mede a tensão entre os pólos do resistor R2.
Nos próximos textos continuarei falando sobre circuitos elétricos.

8 respostas

  1. eletricidade é vida, digo que sou muito apaixonado por esta arte desde que eu era miudinho, agora dei dou meu coração por ela….e preciso saber mais sobre energias, forças da gravidade (física), as massas dos corpos etc. agradeço a explicação que pra sempre em mim servirá como grande exemplo para vida inteira…
    obrigadão de todo meu coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *