Efeito Joule

Exercício resolvido de Física. Questão que exige conhecimentos de termologia: quantidade de calor, calor latente.
(calor latente 01) Um bloco de gelo de massa igual a 300 g encontra-se a 0°C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0°C, são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo.
Resolução
Durante toda a mudança de fase a temperatura é constante, logo o calor é latente.
Q=m.L
24000 = 300 . L
L = 24000 / 300
L = 80 cal/g
Resposta: 80 cal/g
Exercícios resolvidos de Física

9 respostas

  1. e esse alguem consegue: calcule a quantidade de calor necessária para transformar, sob pressão normal, 250g de água, a 90°C, em vapor de água, a 100°C ( dado: Lvaporização=540cal/g.)

  2. um bloco de gelo de massa igual a 300g encontra-se a _20°C. Determine a quantidade de calor necessário para que todo o gelo derreta em água a 50°C.

  3. um bloco de gelo de massa igual a 300g encontra-se a _20°C. Determine a quantidade de calor necessário para que todo o gelo derreta em água a 50°C.
    Mi ajudem a resolver.

  4. resolvam o seguinte exercício:
    O Mauro Barros incumbiu a sua filha de encher uns bidões para fazer fazer gelo. A filha, no entanto, pôs 100g de Água a 20ºC num dos bidões e colocou no congelador, regulando para manter a temperatura no interior a -19ºC sempre que a porta estiver fechada. No entanto a porta ficou tanto tempo aberta e a temperatura do ar dentro do congelador chegou a -3ºC.
    Sabendo que a pressão atmosférica local é 1atm, o calor específico da água 1calºC /g,o calor latente de solidificação da água 80cal/g,e considerando que o ar no interior do congelador é um gás ideal, determine
    a) A quantidade de calor que a água do bidom deve perder para que se converta totalmente em gelo a 0ºC.
    b) A pressão no interior do congelador imediatamente após a filha ter fechado a porta.
    LUANDA – ANGOLA UNIA.

  5. Muito fácil, até eu consegui! Aumente o nível, além de que todos vestibulandos deveriam saber o calor latente da água…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *