Efeito Joule

Neste texto vamos entender o que é o efeito estufa, saber como o efeito estufa influencia no aquecimento global, saber quais os gases que aumentam o efeito estufa e descobrir como contribuir para evitar o aumento do efeito estufa.
O efeito estufa pode ser compreendido como sendo a diferença entre a energia recebida do Sol e a energia emitida pela Terra ao ser aquecida. Para entender este fenômeno é necessário saber que a energia que recebemos do Sol é quase que totalmente constituída por luz branca e a energia emitida pela Terra, após o seu aquecimento, é constituída por radiação infravermelha. A atmosfera da Terra é transparente para a luz branca e opaca para a radiação infravermelha. Sendo assim, parte da energia (calor) é retida pela atmosfera o que faz com que a temperatura média do nosso planeta fique em torno de 15°C.
O efeito estufa, então, pode ser entendido como o aquecimento da Terra devido a diferença de energia recebida do Sol e a energia emitida pela Terra. É importante entender que o efeito estufa é indispensável para a vida no planeta, já que, se ele não acontecesse, a temperatura média na Terra seria -15°C e, desta maneira, a existência de vida seria impossível.
Para entender melhor este conceito pense no seguinte exemplo:
Quando deixamos um carro com os vidros fechados sob a luz do Sol, o interior do carro é aquecido rapidamente. O plástico, os tecidos e outros materiais que foram aquecidos no interior do carro emitem ondas na freqüência do infravermelho, esta radiação não consegue ultrapassar o vidro e fica aprisionada dentro do carro. Assim, o interior do carro fica muito quente em um curto intervalo de tempo.
Os principais gases do efeito estufa são o (CO2), o CH4 ,o N2O e os CFC’s que têm a capacidade de reter a radiação infravermelha emitida pela Terra. O grande problema relacionado ao efeito estufa é o aumento destes gases devido a interferência humana. Aumentando a quantidade destes gases na atmosfera aumentamos o efeito estufa e, assim, contribuímos para o aquecimento global. Uma das principais fontes de gases do efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas que produzem gás carbônico.
Como conseqüência do aquecimento global temos o aumento do nível dos oceanos, já que, aumentando a temperatura do planeta, teremos o derretimento de gelo nas calotas polares o que poderá ocasionar a submersão de cidades litorâneas. O aumento na temperatura também pode provocar o aumento de desertos e a morte de várias espécies animais e vegetais. Além de tudo isso, também teremos o aumento de furacões, tufões, ciclones e ondas de calor, ou seja, uma grande alteração climática.
Todos nós somos responsáveis pela emissão de uma parte de CO2 para a atmosfera, porque consumimos produtos industrializados e usamos carros ou ônibus para nos locomover. Sendo assim, nós podemos tomar algumas atitudes para evitar o aquecimento global e contribuir para a preservação do meio ambiente. Vou citar algumas aqui:
1 – Não utilize sacolas plásticas, leve sua própria sacola ecológica.
2 – Economize papel.
3 – Utilize produtos com recipientes retornáveis.
4 – Evite comprar alimentos com muita embalagem.
5 – Economize energia e água.
6 – Ajude a divulgar estas idéias.
7 – Recicle papel, latas, vidros e plásticos.
E com o bom humor de sempre o amigo Tainan Rocha nos presenteia com mais uma bela ilustração:
Efeito Estufa

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *