Efeito Joule

O movimento uniforme é aquele onde o móvel sempre tem velocidade constante, ou seja, não importa as causas do movimento, como se iniciou ou como terminou, analisaremos apenas o trecho onde a velocidade não varia com o tempo. Entender bem o conceito de velocidade, sua orientação e as classificações do movimento é importantíssimo para a compreensão da cinemática como um todo.


O movimento uniforme pode ser dividido em dois, movimento progressivo e movimento retrógrado, de acordo com o sinal da velocidade.


Quando, em uma trajetória, o móvel se desloca para o lado positivo, temos uma variação de espaço positiva e o movimento é chamado progressivo, pois teremos uma velocidade positiva.


Agora, se um móvel parte do marco zero e vai até o espaço -10km, temos uma variação de espaço negativa e o movimento é chamado retrógrado, pois teremos uma velocidade negativa.


É importante observar que o sinal da velocidade mostra o sentido do movimento, se o móvel está se movendo para a direita ou para a esquerda do marco zero, ou seja, se a velocidade está orientada para o lado positivo ou negativo da trajetória.


A classificação dos movimentos é importante para a resolução de exercícios e, veremos que o movimento uniformemente variado terá mais duas classificações de acordo com sua aceleração.

7 respostas

  1. Excelente…
    Parabéns, você me ajudou muito tenho certeza que com essa explicação irei muito bem nas provas, sou do 1º ano (EM), agora estou estudando MRU, e a professora encomendou-nos uma pequena pesquisa sobre velocidade negativa,ou seja, sua explicação foi perfeita e agora estou seguro que conseguirei um dez
    Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *