Efeito Joule

No texto sobre temperatura estudamos um pouco o calor, a energia térmica e a diferença entre calor e temperatura. Agora vamos estudar mais sobre a natureza do calor e da energia térmica.
Sabemos que a energia cinética das partículas está diretamente relacionada à ideia de quente, para lembrar-se disso basta esfregar as palmas das mãos algumas vezes e teremos uma maior percepção de calor.
Uma informação interessante sobre a história do estudo da temperatura: O primeiro termômetro foi inventado por Galileu Galilei em 1602. O termômetro era composto de uma parte de vidro arredondada, chamada de bulbo, e um fino chamado pescoço que servia para ser imerso em um recipiente que contivesse água e corante.
As medições de Galileu eram realizadas por comparação. As variações de temperatura eram indicadas pela dilatação ou contração de uma massa de ar que empurrava uma coluna de líquido. Muito parecido com alguns termômetros de mercúrio que ainda são utilizados hoje em dia. Mas cuidado com esses termômetros de mercúrio, apesar da venda já ser proibida ainda existem muitos em circulação, e o grande perigo é a toxidade do mercúrio. Fica atento!
A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico que a expressa.
Quando um corpo é colocado próximo de outro com uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia que é transferida de uma coisa para outra por causa de uma diferença de temperatura entre elas é chamada de calor.
É muito importante você entender que a matéria não contém calor. Não podemos dizer que um corpo contém calor, pois o calor é a energia em transição e a partir do momento que essa energia se transfere deixa de ser calor.
Lembrando que é importante saber a diferença entre calor e temperatura. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.
A energia térmica de um corpo, associada à agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida são: condução, convecção e radiação.
Um erro que encontramos em muitos livros didáticos e que já cometi muitas vezes no início do meu trabalho como professor é falar em transferência de calor. Se entendermos bem o conceito de calor, sabemos que ele não pode ser transferido já que não é uma característica ou propriedade de um corpo e sim o processo de transferência de energia.
Entender bem os conceitos físicos, principalmente estes que estão intimamente relacionados é de extrema importância. Empregar a palavra correta, o termo correto para cada fenômeno ou conceito físico é algo que sempre devemos procurar realizar quando estamos estudando a disciplina. Claro que a nossa linguagem do dia-a-dia é diferente de como falamos em física e é justamente por este motivo que digo aos meus alunos que aprender física é como aprender uma língua diferente.
Esta definição de calor (energia em trânsito) foi demonstrada a partir dos trabalhos experimentais de Benjamim Thompson e James Prescott Joule. Antes destes trabalhos, acreditava-se que um corpo mais quente possuía uma maior quantidade de um fluido chamado calorífico. Quando um corpo estava em presença de outro com temperatura diferente, o calorífico fluía do mais quente para o mais frio.
Espero que o texto tenha ajudado na compreensão dos conceitos de calor, energia térmica e temperatura. Leia também o texto sobre temperatura.

13 respostas

  1. Aqui tem tudo sobre fisica!
    já sei oque apresentar na proxioma
    aula.estou ciente que vou tirar uma
    boa nota,em física.
    muito bom!

  2. Tô resolvendo estudar Física nessas férias para melhorar como aluna no 2º ano e escolhi esse blog para fazer isso. Consigo entender todos os assuntos aqui!!
    Parabéns e obrigado por compartilhar o seu conhecimento com nós.

  3. Agora já sei aonde visitar quando eu tiver trabalho de física. Obrigado pela postagem! Me ajudou muito a enteder esses assuntos, que ,particulamente, embaralham meu cerébro.

  4. o site é muito bom, adorei e me foi muito util todas as informações aqui postadas. Porém estou impressionada com os muitos erros de português que aqui vi nos comentários.

    beijos'

  5. oiiii gostei do blog mais não to conseguindo entender muito bem fisica principalmente a materia de dilatação me ajudem por favorrr
    Aleise Silva

  6. achei que esse texto tem tudo haver com as perguntas feitas e vai ser muito bem ultilizada por pessoas que querem se manter informada com tudo

  7. eu sou a mirian e eu amo fisica me esforço o maximo para aprender tudo o que eu posso e isso foi muito importante para mim me ajudou a conhecer mais sobre energia termica e temperatura valeu

  8. Oi, queria esclarecer uma dúvida.. Aí vai a pergunta:
    A temperatura de fusão do gelo sob pressao normal é chamada de que?
    E a temperatura de ebulição da agua sob pressão é chamada de que?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *