Efeito Joule

A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

energia solar

A energia solar pode ser utilizada de várias maneiras. Como é uma fonte de energia limpa e renovável devemos priorizar sua utilização. É uma das alternativas energéticas mais importantes para os próximos anos, pois as fontes de energia não renováveis estão cada vez mais caras e sua utilização está acabando com o meio ambiente.

A quantidade de energia solar que alcança a Terra é, em média, igual a 1,94 cal/cm2 por minuto, este valor é chamado de constante solar. Esta energia pode ser captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. Também podemos utilizar esta energia para aquecer a água em residências, para o banho, piscinas e até mesmo em processos industriais, fazendo uso de aquecedores solares. A energia solar representa uma grande economia no consumo de energia elétrica e de combustíveis.

Sem dúvidas a maior vantagem na utilização da energia solar é a não poluição durante seu uso. Também é importante lembrar que as tecnologias envolvidas na captação de energia solar estão evoluindo e se tornando mais baratas, possibilitando seu uso em maior escala.


Uma das desvantagens na utilização da energia solar é a variação de quantidade de acordo com a situação climática. Outra importante, é que as formas de armazenamento são pouco eficientes quando comparadas com a energia elétrica e outras.

Na verdade a energia das hidroelétricas também tem origem solar. A água do mar é aquecida pelo sol e após a precipitação de água no estado líquido novamente em locais mais altos, resumindo um processo que podemos estudar mais tarde, utilizamos a energia potencial acumulada para girar as turmas. A energia que utilizamos quando queimamos combustíveis minerais, também tem origem no sol, já que as plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese e assim essa energia vai se transformando. A energia eólica também tem origem solar, pois o vento surge com o aquecimento das massas de ar provocando as correntes de convecção. Assim, percebemos o quão importante é a energia solar para nossa sobrevivência.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre a utilização da energia solar:

7 respostas

  1. Olá, somos da equipe do site painelsolares.com divulgamos dicas e informações sobre painéis solares e energia solar na língua portuguesa. Recentemente criamos um infográfico para mostrar como funciona e como e captada a energia solar por meio de painéis solares, pode conferir no seguinte endereço painelsolares.com/energia-solar-como-funciona/ abaixo da imagem temos um método de incorporação da imagem para caso o infográfico possa estar agregando valor ao seu site/blog.

  2. A energia solar é a energia proveniente do sol como explicado no texto acima. Já o termo energia luminosa se refere à luz, que é uma série de ondas eletromagnéticas. Esta energia pode ser proveniente de uma lâmpada ou outra fonte de luz e, nestes casos, diferentes de energia solar.

    Sendo assim, podemos dizer que a energia solar é uma das formas de energia luminosa, mas a energia luminosa nem sempre é solar.

  3. Oi, gostaria de saber se há alguma diferença entre os termos Energia luminosa e Energia Solar.
    Trata-se da mesma coisa??
    Agradeço se puder elucidar =]

  4. Renata,

    Vale a pena uma busca rápida no google.

    O site da Minha Casa Solar ( minhacasasolar.com.br) de um pessoal de Belo Horizonte é uma boa. Lá tem bastante informação sobre painéis fotovoltaicos, aplicações mais comuns e produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *