Efeito Joule

Porque a panela de pressão cozinha os alimentos com maior rapidez?

Nas panelas abertas a água ferve a temperatura próxima de 100°C, dependendo da altitude. Lembrando que a pressão atmosférica ao nível do mar é 1atm e que submetida a essa pressão a água ferve a 100°C. A panela de pressão, inventada pelo Físico Francês Denis Papin, cozinha mais rapidamente os alimentos porque a temperatura da água no seu interior ultrapassa os 100°C, atingindo temperaturas próximas de 120°C.

Ilustração de Tainan Rocha:
Panela de pressão

Entendendo o que acontece dentro da panela de pressão:

A panela é fechada de maneira que o vapor d’água que se forma no seu interior, não se dissipa facilmente para o ambiente. Desta maneira, a pressão interna da panela aumenta, podendo chegar a 2atm. Nesta pressão a água ferve a uma temperatura aproximadamente igual a 120°C. Como a água atinge uma temperatura maior, os alimentos são cozidos com maior rapidez.

Por segurança, estas panelas de pressão possuem uma válvula para controle de pressão, e uma válvula de segurança. A válvula para controle de pressão permite a saída do vapor d’água quando a pressão deste vapor atinge um limite. Caso a pressão interna ultrapassa o valor suportado pela panela, a válvula de segurança se rompe.

É isso aí galera, sabendo disso tudo, podemos concluir que, quando a panela de pressão “pega pressão” não adianta deixá-la em fogo alto porque a temperatura da água não vai aumentar, e desta maneira só estaríamos aumentando o consumo de gás. O ideal é abaixar o fogo no momento em que a água começa a ferver, diminuindo o consumo de gás e obtendo o mesmo resultado.

Uma ilustração da panela de pressão funcionando.

Panela de pressão funcionando

32 respostas

  1. Então quer dizer que tanto em fogo baixo, quanto em fogo alto a pressão no interior da panela vai se manter constante e de 2 ATM? o fato de aumentar a quantidade de fogo pode não alterar a temperatura, mas a pressão não pode variar com o aumento da chama?

    1. Depois que a água confinada dentro da panela já estiver a 120 C e 2 atm e começar a ferver, o efeito de aumentar a chama será unicamente o de fazer evaporar, ou consumir, a água.

    2. Não sei se a pressão interna da panela foi testada em laboratório para se chegar a conclusão que a pressão não aumenta, independente da altura da chama, mas posso dizer que na prática, sendo utilizada a chama no máximo, a válvula estoura, então, se a válvula estoura, no meu entender, a pressão aumenta. ???

  2. Qual, ou como calcular, o volume de vapor produzido pela panela? Sei que é função da temperatura da água mas… quanto? O volume determina a área de saída de vapor na válvula.
    Obrigado

    1. A quantidade de vapor produzido é uma função da quantidade de calor adicionado à panela, ou seja, do gás queimado, menos as perdas. O calor latente de vaporização da água é 540 kcal/kg e o poder calorífico do GLP é 11000 kcal/kg.

  3. Muito bom e me ajudou, mas tem um problema. Se diminuir a temperatura do fogão quando já estiver "com pressão" demora mais sim. Isso ocorre porque existirá menor oferta de energia para que todas as moléculas mudem seu estado físico, o que não muda é a temperatura interna do sistema que só aumentara quando todas as moléculas mudarem de estado físico, assim quando maior a energia oferecida através do fogo maior é a rapidez da transformação, o que não muda é a temperatura do sistema enquanto todas as molécula não se transformarem.

  4. Me ajudou muito na minha pesquisa de física.
    Mas gostaria que me respondesse uma coisa: como funciona o ferro de passar roupas?

  5. Um site muito bom , fique sabendo que me ajudou bastante em uma questão de Ciências , coloquei mais do que eu precisava porque este site é maravilhoso !

  6. Gostaria de postar as informações sobre panela de pressão, como usar, no facebook, porque tem muita gente que deixa no fogo alto após pegar pressão. Obrigada.

  7. Isto é muito interessante, eu aprendi porque meu professor de física explicou no 1º ano do ensino médio, e conversando com muita gente, fiquei sabendo que todos(as) deixam o fogo da boca do fogão no alto, após pegar pressão… o pior é que fica uma sensação de que não entenderam… quando tento explicar, gostaria de divulgar estas imagens e esclarecimentos no meu facebook. Se der. Obrigada. Eda Nascimento.

  8. Origada pela explicaçao, ficou bem claro.

    Só queria mencionar que cozinhar numa panela de pressão é muito saudável: os alimentos precisam menos tempo de cozimento e assim preservam melhor as suas propriedades nutritivas.

    1. Deve-se verificar periodicamente se o orifício da tampa até a válvula de peso está limpa e desobstruída. Para isso, retirar a válvula, inspecionando-a também. Os fabricantes dessas panelas também recomendam não enchê-la com alimentos além de 2/3 do volume, para não arriscar que algum fragmento obstrua o circuito da válvula .

  9. É necessário que a válvula libere o vapor pelo seguinte fato:
    Essa pressão de dentro da panela ( o vapor d'água, que não é ar e sim água na forma gasosa) exerce sobre a tampa da panela uma força, ou seja, a pressão tenta sair da panela impulsionando uma força, uma pressão, de 2 atm, caso essa pressão, esse vapor d'água não seja liberado, ou voltar ao estado líquido, quando tentar abrir a panela, o pouco que vc abrir irá liberar espaço para que o vapor saia, e com uma pressão maior que a atmosférica, as partículas de água estão muuuito agitadas e vão tentar sair tudo de uma vez, assim, empurrando a tampa da panela em sua cara.
    Bem, isso é o que EU ACHO que aconteça, e tipo, essas informações foram obtidas durante todo meu ensino médio, se estiver errado, tenho que cursar de novo ou fazer ai uns 3 anos de cursinhos 😀

    1. A água não está em estado gasoso, para a água se tornar gás a temperatura tem que ser extremamente alta. A água está em forma de vapor. Nem o super homem consegue abrir uma panela de pressão com a pressão muito superior a do lado de fora

    2. A água não está em estado gasoso, para a água se tornar gás a temperatura tem que ser extremamente alta. A água está em forma de vapor. Nem o super homem consegue abrir uma panela de pressão com a pressão muito superior a do lado de fora

    3. Na realidade, não é usual chamar de gás ao vapor de água. Mas é.
      O que se passa é que as substâncias se podem encontrar em três estados nas condições normais de pressão e temperatura (CNPT). Há umas que estão sólidas, outras líquidas e outras ainda gasosas.
      A água até é um caso excecional, pois que tem a particularidade de poder se apresentar quer sólida (gelo), quer líquida (água comum) quer gasosa (vapor de água).
      Às substâncias sólidas ou líquidas (nas CNPT) que sofrem mudança de estado e se transformam em gases é usual chamar de vapores mas, de resto, são tanto gases como as outras.
      A única diferença, portanto, entre vapor e gás tem a ver com o diferente estado em que a substância é encontrada nas condições normais. Se ela é gasosa não há dúvida, se ela é sólida ou líquida, ao passar a gás chama-se-lhe tradicionalmente vapor.

  10. como calculo un aumento de pressao em atm, e como calculo en funcao de kghoras o tonshora .

    relativo a temperatura da agua, calorias do fogo, o por exemplo, cuantas calorias para o cuantos litros
    o cual o volume de um boiler com os dados anteriores, se u quizer atingir 5, 10, 15 atmossferas e tantos tonshora o kghora ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *