O que é calor?

Tirinha de Física


Tirinha: o que é calor?

Alexander Santos trabalha como ilustrador freelancer há 14 anos, com trabalhos publicados em diversas editoras como Editora Abril (só na revista Recreio foram 9 anos), Moderna, Fisk, Positivo, entre outras. É professor de desenho na Quanta Academia de Artes, criador das tiras Nerdcast Tales do site Jovem Nerd, casado, pai, e quando sobra um tempinho dorme. Conheça mais do seu trabalho clicando aqui.

Entenda o conceito de calor e energia térmica, e leia sobre a diferência entre calor e temperatura.
Confira outras tirinhas do Vestibulário, ou um texto sobre HQs no ensino de Física! E, se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.

O que é o calor



Gostou da tirinha? Legal, agora vamos a resposta correta para a pergunta do professor. Para entender o que é calor vou dar alguns exemplos em que usamos os conceitos de temperatura e energia térmica, então fique atento para não confundir estes conceitos.

Quando um corpo é colocado próximo de outro com uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia térmica em trânsito é chamada de calor.

Lembrando que é importante saber a diferença entre calor e temperatura. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.

A energia térmica de um corpo, associada à agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.

Agora você já sabe as diferenças entre estes três conceitos importantíssimos da termologia. Até a próxima.