Efeito Joule

Saberia dizer de que é composta nossa atmosfera?

De uma forma mais simplificada, poderíamos dizer que é composta de gases que são classificados como fluidos assim como os líquidos, pois fluem. Apesar de terem a mesma classificação dos líquidos há uma diferença entre eles. A distância entre suas moléculas é o que diferencia um estado do outro, em um gás as moléculas estão mais afastadas umas das outras e livres de forças coesivas. Observe as camadas da atmosfera:

Pressão atmosférica
Fonte: suapesquisa.com

Já que os gases têm certo grau de liberdade, como é mantida essa espessura em nossa atmosfera? Para compreender esta dinâmica usarei um exemplo prático do nosso cotidiano. Imagine que as moléculas dos gases sejam milho de pipoca, a panela seja a gravidade e o fogo seja o sol. Ao aquecermos a panela, o milho começará a pipocar, como a panela está fechada o milho não irá muito longe, no máximo até as paredes da panela, limitando o movimento do milho. Então o sol aquece as moléculas que ganham energia cinética e espalham – se, ai entra a gravidade que limita seu movimento.

Como os gases são fluidos, podemos fazer uma analogia e dizer que vivemos no fundo de um oceano de ar, ou seja, vivemos na troposfera e há uma enorme coluna de ar nos pressionando. Esta coluna de ar em cima de nossas cabeças causa uma pressão que chamamos de pressão atmosférica.

Falando nisso, temos a pressão atmosférica que é causada pelo peso do ar e como nosso corpo possui uma pressão interna, esta se equilibra com a pressão atmosférica na qual sua resultante é nula. Por isso não sentimos esse peso no fundo do oceano de ar.

Barômetro

Há instrumentos para medir essa pressão, chamamos de barômetro. A figura a seguir mostra um exemplo de um barômetro simples.

Barômetro
Fonte: w3.ualg.pt

Essa medição feita no nível do mar faz com que o mercúrio dentro do tubo desça até a medida de 76 cm que é justamente a altura da coluna de mercúrio. Essa altura se mantém constante porque o peso da coluna de mercúrio se iguala com o peso da coluna de ar. Este comprimento mede o valor da pressão atmosférica de 760 mm Hg. Uma semelhança prática é quando tomamos uma bebida com canudo. Ao “chupar” o canudo reduzimos a pressão no interior, o peso da atmosfera sobre a bebida a empurra para cima, então quando o líquido sobe o canudo não é porque fazemos a sucção, mas pelo fato da pressão atmosférica empurrar o liquido para cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *