O conceito de entropia e a seta do tempo dos processos naturais

Palestra a ser realizada no estado de São Paulo no dia 16/06/2011.

Comissão de cultura e extensão - IFUSP (CCEx-IF)

Física para todos

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) apresenta o Ciclo de Palestras Física para Todos em linguagem acessível ao grande público. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas.

Palestrante: Silvio Roberto de A. Salinas

O conceito de entropia e a seta do tempo dos processos naturais

O conceito de entropia foi introduzido por Clausius, na segunda metade do século XIX, a fim de conciliar a teoria de Carnot sobre o funcionamento das máquinas térmicas com as propostas de Joule sobre a equivalência entre calor e energia mecânica. As leis da termodinâmica – conservação da energia e aumento da entropia – foram adquirindo enorme generalidade, transpuseram as revoluções da física do século XX, e fornecem os critérios essenciais para a ocorrência de todos os processos naturais. Através de referências históricas e exemplos simples, vamos rever o conceito termodinâmico de entropia e algumas conseqüências da sua interpretação estatística.

Inscreva-se para esta palestra clicando aqui.

Data e local: 16/06/2011 – 17h - Centro Universitário Maria Antonia - Rua Maria Antonia, 258 e 294, Consolação.

Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.