Livro - Matemática para físicos

Matemática para físicos Vol. 1 é um lançamento da Editora Livraria da Física e acabo de recebê-lo. Sem dúvidas é um livro indispensável para graduandos em Física e interessante para aqueles de outros cursos de ciências exatas. O grande diferencial do livro são as aplicações que ele traz, por exemplo, no capítulo 3 - Aplicação: Teoria eletromagnética, o autor traça uma explicação extremamente didática das equações do eletromagnetismo, dando a importância necessária às equações de Maxwell, que vemos apenas no final de um curso de física.

Retirei um trecho do prefácio deste belo livro que pode ser conferido abaixo:

Matemática para físicos

"O Universo possui algumas leis que regem o seu comportamento hoje e nos dá a entender como ele era no passado, mesmo remoto. Elas permitem, também, fazer previsões. Provavelmente, essas leis não são muitas. A Física já desvendou algumas. Acredita-se que todas possam ser originadas de uma só. Entretanto, isto é apenas um sonho e não uma certeza científica.

Uma lei física é expressa em formulação matemática. Desta forma, podemos dizer que a Matemática é a linguagem do Universo. Ela não depende de como ele foi feito. As leis matemáticas são provadas. As leis físicas, por outro lado, têm de ser descobertas. Elas são verificadas experimentalmente.

Partindo, então, das leis físicas, a Matemática permite um diálogo com a Natureza. Este livro tem dois principais objetivos, e este é um deles. Pretendo mostrar, através de diversas aplicações, como esse diálogo pode ser desenvolvido. O outro objetivo está relacionado ao alcance do livro. A intenção é de que ele seja o mais amplo possível, começando da graduação (logo após os cursos iniciais de cálculo Diferencial e Integral) e indo, de forma gradativa, ao início da pós-graduação. Algum rigor que possa ter faltado num capítulo inicial, com certeza aparecerá nos capítulos subseqüentes.

Os assuntos aqui tratados correspondem á primeira parte de um curso de Métodos Matemáticos para graduação, excetuando, talvez, os três últimos capítulos, que poderiam passar para a pós-graduação. A segunda parte do curso de Métodos Matemáticos virá com o segundo volume.

Acredito que, com esses dois objetivos, este livro possa ter uma leitura agradável e venha a ser útil na formação de jovens pesquisadores. Adotei este procedimento nos cursos que ministrei para os estudantes de Física da UFRJ, tanto da graduação como pós-graduação. O resultado sempre foi gratificante."

Autor João Barcelos Neto
Editora LF Editorial
Área Matemática
Idioma Português
Número de páginas 315
Edição 1A. ED - 2011

Para adquirir o livro entre no site da Livraria da Física.

Este é um post da série "Livros de Física".

Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.

3 comentários:
  1. Olá, eu estou no nono ano e gostaria de saber se eu posso comprar esse livro para me introduzir na física (Eu já tenho alguns conhecimentos, principalmente na astronomiae física teórica porém não tenho experiência com fórmulas ) ou conhecimentos de ensino médio (como cinemáta ) são necessários?

    ResponderExcluir
  2. Caro Gaba,

    Eu sou o autor do livro. Primeiramente, gostaria de agradecer o gentil comentário feito acima.

    A ideia do livro é que tenha um amplo alcance. O seu ponto de partida é após os cursos básicos de Cálculo Diferencial e Integral. Pelo que pude deduzir do seu comentário, você ainda não os fez. Assim, talvez o meu livro ainda não seja de leitura agradável para você.

    Caso você se interesse nos fundamentos do Cálculo e suas aplicações, eu fiz, também, um livro voltado ao estudante que ingressa na Universidade e tem dificuldades nesta parte. Seu título é "Cálculo - Para entender e usar", da mesma editora.

    Aproveitando a oportunidade, o Volume II do Matemática para Físicos já está disponível. Ele é voltado aos tratamentos clássicos e quânticos.

    Um grande abraço,

    João Barcelos
    www.joaobarcelos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, sou licenciado em física e especialista em física. Iniciei outra pós, dessa vez em matemática. Gostei muito do conteúdo dos livros, principalmente o volume II. A físca avançada necessita de uma matemática complexa e os livros trazem um imenso conteúdo que as vezes para estudades de física são dificeis de relacionar com os fenômenos. Com certeza irei comprar os 2 volumes.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.