Ácidos

Provavelmente, o nome “ácido” deve soar aos seus ouvidos como algo muito natural, conhecido, pois se trata de um termo bastante usado. Você já deve ter ouvido falar que quando se está com afta, deve-se evitar frutas como abacaxi, limão, porque elas são ácidas. Você também já deve ter ouvido alguém comentar que está com acidez no estômago, ou seja, azia, queimação. Como você vê, os ácidos estão muito presentes no nosso dia-a-dia. Podemos encontrá-los nas frutas cítricas (contém acído cítrico), no vinagre (ácido acético), no suco gástrico do estômago (ácido clorídrico) e até na bateria do seu carro (contém ácido sulfúrico).

Mas o que é um ácido? Quais as características que o particularizam? Há várias definições para ácido. A mais conhecida e utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, segundo a qual:

Ácido é toda substância molecular que, dissolvida em água, ioniza-se, fornecendo como cátions somente íons hidrogênio H+.

Continue lendo sobre ácidos no Qi Educação.

Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.