Palestra: As Navegações Portuguesas e a passagem à Ciência Moderna

Palestra a ser realizada no estado de São Paulo no dia 05/05/2011.

Comissão de cultura e extensão - IFUSP (CCEx-IF)

Física para Todos

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) apresenta o Ciclo de Palestras Física para Todos em linguagem acessível ao grande público. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas.

Palestrante: Marília Caldas

As Navegações Portuguesas e a passagem à Ciência Moderna

A história do pensamento ocidental passou um período de transição entre o medieval e o moderno, comumente chamado de renascentista. Costumamos associar essa transição à arte e à filosofia, ao humanismo, mas mudou também e principalmente o modo de fazer ciência. No final do século XIV, a Europa passa por uma sucessão de guerras e doenças que varre todas as nações; nesse cenário a grande revolução burguesa de Portugal coloca no poder João I. Como contam os livros de história, era necessário encontrar um caminho alternativo ao comércio com o oriente, o que levou Portugal a navegar até as Índias. O que não se diz em geral nos mesmos livros é que pela ciência estabelecida à época, o Hemisfério Sul não era próprio para a vida, e era seguramente impossível circum-navegar a África.

A coroa portuguesa de João I iniciou uma empreitada das mais ambiciosas de que se tem notícia: “descobrir” o mundo, partindo da boca do Mediterrâneo através do Atlântico. A coragem intelectual de afrontar a “verdade” estabelecida, e de confrontar o postulado pelos “antigos” com o “visto”, com a experiência, marcou essa empreitada até o seu final bem sucedido. Neste Seminário acompanharemos essa transição da visão de mundo Medieval à Moderna, nos navios portugueses de D. Henrique, através de mapas geográficos e documentos da época.

Data e local: 05/05/2011 – 17h - Centro Universitário Maria Antonia - Rua Maria Antonia, 258 e 294, sala 100, Consolação. 

Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.