Equilíbrio molecular

O que é equilíbrio molecular?

As moléculas de uma reação química encontram-se em equilíbrio quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.

Tá, mas o que quer dizer tudo isso?!
Vamos começar entendendo o que é uma reação reversível...

• O que é reação reversível?

Você aprendeu que em uma reação A + B - AB os reagentes A e B reagem e formam o produto AB. Mas na realidade as coisas não são assim tão simples e estáticas. Os elementos químicos reagem entre si constantemente. Isso quer dizer que logo que formado um pouco de produto, este começa a reagir, quebrando-se novamente em dois reagentes, por meio da reação inversa AB - A + B. Quanto mais produto se forma, menor será o número de moléculas dos reagentes e a velocidade de sua reação vai diminuindo. Por outro lado, quanto maior o número de moléculas formadas no produto, maior será a velocidade da reação inversa. Dessa forma, as duas reações vão ocorrendo simultaneamente até que as velocidades se igualam, alcançando-se, assim, o equilíbrio. As reações inversas podem ser assim representas:


Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode seguir o  Efeito Joule no Twitter ou no Facebook.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.