A ligação metálica (ligação entre metais) não pode ser explicada nem pela ligação covalente nem pela iônica, configurando-se como um tipo específico e diferenciado de ligação entre átomos. Você deve se lembrar que em um sólido os átomos estão muito próximos uns dos outros e que a maioria desses sólidos apresenta os elétrons bem presos aos seus átomos. Mas, na ligação metálica, os elétrons mais externos, por se encontrarem muito distantes do núcleo, movimentam-se livremente, formando um mar de elétrons dentro do retículo cristalino. Sendo assim, podemos definir a ligação metálica como “retículo de esferas rígidas (cátions) mantidas coesas por elétrons que podem se mover livremente – elétrons livres (‘mar de elétrons’)”1.
Em outras palavras, os metais são formados por um aglomerado de íons cátions mergulhados em uma nuvem ou “mar” de elétrons. A movimentação desses elétrons livres explica a condutividade elétrica e térmica característica dos metais. Quando aquecemos uma barra de metal, promovemos a agitação entre os átomos que as formam, fazendo com que os elétrons aumentem suas oscilações e a energia se propague aos átomos mais internos. Isso acontece porque os elétrons livres se chocam com os átomos mais velozes e aceleram os mais lentos, servindo como meio de propagação de calor. Logo, a condutibilidade (elétrica ou térmica), própria dos metais, depende do número de elétrons livres no cristal.
Se você gostou deste blog, siga o Efeito Joule no Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
1 comentários:
gostei do resumo pq que dai foi adquerido um nota maxima por causa desse resumo !
parabéns!!!
obg!
Postar um comentário
Leia antes de comentar:
1 - Seu comentário será aprovado, ou não, pelo autor do blog.
2 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
3 - Não serão aceitos comentários anônimos. Na opção Nome/URL você pode colocar apenas seu nome.
4 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.
5 - A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço.