Efeito Joule

Um receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. Devemos lembrar que os dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica apenas são os resistores e, desta maneira, evite confundir estes últimos com os receptores elétricos.
Bons exemplos de receptores elétricos são os motores elétricos, como os utilizados nos ventiladores e liquidificadores. Nestes casos a energia elétrica é transformada em energia mecânica que é a energia útil do aparelho, energia térmica e até mesmo energia sonora que formam a energia dissipada pelo aparelho. Simbolizamos a energia dissipada nos receptores com um resistor interno (r’).
Abaixo temos a representação de um receptor elétrico:
Onde:
ε’ = é a força contra eletromotriz.
r’ = resistência interna
i = corrente elétrica que atravessa o receptor
Observe que no receptor elétrico a corrente elétrica entra pelo pólo positivo e sai pelo pólo negativo passando pela resistência interna. Perceber o sentido da corrente elétrica é muito importante, em alguns exercícios, será uma das maneiras de identificarmos o receptor. Veja também que este sentido é oposto ao do gerador.
Estabelecendo-se uma diferença de potencial (ddp) entre os terminais de um receptor, o aparelho começa a funcionar e fazer sua função. A ddp utilizada nesta função é denominada força contra eletromotriz (ε’), ou seja, é a ddp útil.
Com base nas informações que temos do receptor já podemos pensar em uma equação característica deste elemento.
Sabemos que a ddp total é dividida em duas partes uma que é útil (ε’) e outra que é dissipada na resistência interna (r’). Lembre-se que, pela Lei de Ohm, U=r.i, então a equação que pensamos será:
U = ε’ + r’.i
Nos próximos textos veremos como resolver exercícios com receptores elétricos e como estes elementos trabalham no circuito elétrico.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *