Potencial elétrico

Num texto anterior abordamos de maneira simplificada a idéia de diferença de potencial elétrico. Agora vamos avançar no conceito de potencial elétrico e nas equações para obtenção do potencial e da diferença de potencial elétrico.

Abaixo podemos observa a representação de um campo elétrico formado entre duas placas paralelas carregadas com cargas elétricas de mesa intensidade, mas sinais opostos.



Se colocarmos uma partícula carregada positivamente a uma distância d da placa carregada negativamente. Esta partícula sofrerá a ação de uma força elétrica que puxará a mesma no sentido da placa carregada negativamente.

Bem, sabemos que uma força realiza trabalho ao deslocar uma partícula. A diferença de potencial  elétrico entre os pontos (ponto de início e ponto de fim do deslocamento) do deslocamento é dada em função do trabalho realizado pela força elétrica ao deslocar a partícula.

A diferença de potencial elétrico é o quociente entre trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga elétrica (τ) e a própria carga elétrica (q).

UA – UB = τ / q

ou

UAB = τ / q

A unidade de medida do trabalho no SI é o Joule e a unidade de carga elétrica é o Coulomb, logo, a diferença de potencial elétrico tem como unidade de medida o J/C que recebe o nome de Volt (V) em homenagem ao Físico Alessandro volta.

Em alguns casos precisamos resolver exercícios de física onde é necessário identificar o potencial elétrico em um ponto e, nestes casos, basta substituir o potencial de um dos pontos por zero e, assim, encontrar o potencial elétrico de um ponto em relação a outro.

Nos próximos textos veremos como estudar o movimento de uma partícula carregada em um campo elétrico e, para isto, devemos entender bem os conceitos aqui citados. Para exemplificar melhor vamos ver um exemplo bem prático. Em nossas residências temos tomadas na tensão (diferença de potencial) de 110V e 220V isto significa que existe um campo elétrico entre os dois pontos da tomada e este campo fornece 110 Joules (se fora a tomada de 110V) ou 220 Joules (se for a tomada de 220V) para cada carga de 1 Coulomb. Esta energia fornecida pelo campo elétrico é transformada em outras formas de energia pelos portadores de carga elétrica.

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.  
5 comentários:
  1. Qual a fórmula para calcular energia consumida em KW/h ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ai meu nome é Ademir gostei muito da explicação, tirou minhas dúvidas em relação a diferencia de potencial

    ResponderExcluir
  3. meu nome é luana preciso da sua ajuda por favor.preciso fazer uns deveres de fisica e eu nao sei fazer como faço.primeira questao:
    1)(PUC-RS)Na figura estao representadas as linhas de forças de um campo eletricoE,entre duas placas paralelas A e B que distam 2,0cm uma da outra.os potenciais estao indicados na figura.determine a intensidade do campo eletrico entre as placas.

    ResponderExcluir
  4. Eel = P . ∆t

    Eel: energia elétrica (kWh)
    P: potência (W)
    ∆t: variação do tempo (s)

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.