Aulas de Física: Eletrostática

Muitas são as buscas aqui no Efeito Joule por aulas de física, por isso, trouxe para vocês uma ótima dica para preparar suas aulas de física no caso dos professores. Para os estudantes esta é mais uma oportunidade de aprender.

A aula de hoje é sobre eletrostática:


Na eletrostática estudamos as partículas carregadas eletricamente, ou seja, a eletrostática é a parte da física em que estudamos as cargas elétricas.

Para entender bem os conceitos que vou introduzir neste texto é importante que você conheça a estrutura da matéria, ou seja, o átomo. Então sua primeira leitura para iniciar os estudos em eletrostática é sobre o átomo.

Na leitura sobre o átomo vimos que o âmbar adquire a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha o que levou a curiosidade humana a iniciar o entendimento deste fenômeno.

Hoje sabemos que dois objetos ao serem atritados podem trocar cargas elétricas e, desta maneira, ficam eletrizados. Sabemos também que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Bem, todos estes conceitos formam a base da eletrostática, para entendê-los leia as nossas aulas de física sobre eletrostática clicando aqui.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o assunto vamos assistir a um vídeo sobre o assunto produzido pela Nova Escola. No site da Nova Escola você encontra muito mais conteúdo, vídeos, planos de aula e várias matérias interessantes sobre educação.

Aproveitem o vídeo e os nossos textos:

3 comentários:
  1. Ótimo ver o que estudamos na teoria se aplicando na pratica!

    ResponderExcluir
  2. bem explicado, eu sou Marcos Tomaz acabei de fazer um plano de aula baseado nesta video aula, gostei muito deste blog, esta de parabens para a aula

    ResponderExcluir
  3. muito bom, esse vídeo,para reforçar a teoria das cargas elétricas ...

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.
3 - A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço.