Livro - Energia nuclear: com fissões e com fusões

O tema energia nuclear não é uma novidade mas ainda traz muitas dúvidas. Para sanar estas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre energia nuclear indico o livro “ Energia nuclear – com fissões e com fusões”. Abaixo temos um trecho da introdução deste ótimo livro.

“Este livro é a combinação de um texto sobre ciência, a parte que trata das regiões mais internas do átomo, com outro sobre a extração da energia lá contida, tudo temperado, por fim, com algumas pitadas da importante discussão acerca do aproveitamento socialmente conseqüente dessa energia. Ele traz pouco ou nenhum detalhe sobre aspectos técnicos da construção de reatores nucleares ou sobre projetos dos futuros reatores de fissão ou fusão.
Nosso público-alvo é o professor do ensino médio, que queira refrescar seus conhecimentos de física moderna e agregar às suas aulas discussões sobre física nuclear e seus impactos; o aluno do ensino médio desejoso de conhecer um pouco mais sobre esses desenvolvimentos da ciência e da tecnologia, sobre os quais pululam matérias na grande imprensa; e o aluno dos primeiros anos dos cursos universitários das áreas de ciências exatas e de formação de professores, que queira uma rápida e digerível introdução a alguns aspectos da ciência do século XX e um panorama do que esses desenvolvimentos podem vir a agregar à nossa vida neste século XXI. Um engenheiro ou tecnólogo nuclear teria aqui pouco o que aprender sobre aspectos técnicos da sua especialidade, embora, talvez, pudesse tirar proveito ao ser apresentado ao panorama científico que levou ao nascimento de sua especialidade.
A Física é uma ciência experimental e sua linguagem natural de expressão é a matemática. Não obstante, a apresentação do material será feita com um nível matemático mínimo, o que nos forçou a fazer simplificações, embora tenhamos nos esforçado ao máximo para não mistificar. Caminhamos sobre o fio da navalha, ao adotar uma opção feita por bons textos de divulgação científica: contar somente a verdade, embora não toda. Ao leitor caberá o julgamento final do nosso eventual sucesso nessa tarefa.”


Mais informações:
Autor: Diógenes Galetti
Formato: 12X21
Páginas: 120
Idioma: Português

Para adquirir este livro entre no site da livraria UNESP.

Este é um post da série "Livros de Física".

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.  

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.