Efeito Joule

Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos.

Nos corpos sólidos a dilatação ocorre em todas as direções, mas, esta dilatação pode ser predominante em apenas uma direção e, quando isto acontece temos uma dilatação térmica linear ou, apenas, dilatação linear.


Para saber mais sobre a dilatação termica linear lei este texto antes de resolver o exercício. Para dilatação térmica superficial leia este texto.

Exercício de Física resolvido. Exercício que exige conhecimentos de dilatação linear e superficial, coeficiente de dilatação linear e superficial.

(Exercício de Física) A área de uma chapa quadrada varia de 0,14 cm2 quando submetida a uma variação de 100 0C na sua temperatura. Sendo a aresta do quadrado inicial de 10 cm determine o coeficiente de dilatação linear (α) do material que constitui a chapa.

Resolução

Dados: ∆S = 0,14 cm2
∆t = 100 0C
S0 = a
a = 10 cm x 10 cm =100 cm2.

∆S = S0 . β . ∆t
0,14 = 100.β . 100
β = 14. 10-6 0C-1

O coeficiente de dilação superficial é igual ao coeficiente de dilatação linear dividido por dois. Logo,

β = 2.α
α = β / 2
α = 7 . 10-6 0C-1

Resposta: α = 7.10-6 0C-1

Voltar para Exercícios Resolvidos

2 respostas

  1. Olá, muito bom estes exercícios. Para ajudar os alunos, gostaria de deixar minha contribuição com exercícios resolvidos sobre dilatação linear, que envolvem conhecimentos em matemática básica. Está no meu blog site:

    Estudos de Física

    Obrigado.
    Atenciosamente,
    Elísio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *