Potência e Cavalo Vapor

Quando falamos que a potência de um carro é 100 cv, que a potência de um chuveiro elétrico é 3000 W e que a potência de um parelho de som é 500 W estamos falando, em todos estes casos, da mesma grandeza física. Na física, potência pode ser definida como a quantidade de energia liberada em certo intervalo de tempo, ou seja, quanto maior a energia liberada em um menor intervalo de tempo maior será a potência.

Sabemos que a energia é uma grandeza física que pode ser definida pela quantidade de trabalho que corpo pode realizar. Para entender a definição de potência, basta pensar no trabalho realizado em um intervalo de tempo.

Por exemplo, o resistor de um chuveiro elétrico libera 3000 Joules por segundo, logo a potência elétrica deste resistor será 3000 Joules divididos por 1 segundo, ou seja, 3000 Watts. A unidade de potência é o watt em homenagem ao engenheiro escocês James Watt (1736-1819) que observou e propôs que um cavalo podia suspender um peso de 735N.

Logo temos a seguinte equação para potência:

P=E/∆t ou P=τ/∆t

Sendo E a quantidade de energia e τ o trabalho realizado.

Potencia está presente em vários exercícios de física do vestibular e nestes exercícios você vai encontrar termos como potência elétrica, potência mecânica e potência luminosa. Para estudar as grandezas que estes termos representam basta utilizar a energia na forma adequada para cada um deles. 

Na mecânica é comum utilizarmos a força e a velocidade para definir a potência, observe:

P=τ/∆t

Mas o trabalho (τ) é força multiplicada por deslocamento, logo:

P=F. d/∆t

Deslocamento por tempo define outra grandeza, a velocidade, e assim:

P=F. V

Para cada exercício de física você deve observar quais as variáveis envolvidas para em seguida aplicar a equação mais adequada para aquele problema.

O cavalo vapor

O termo cavalo vapor foi implantado por James Watt para demonstrar quantos cavalos correspondia à máquina que ele inventou. James Watt observou e propôs que um cavalo podia suspender um peso de 735N a um metro de altura em um segundo, pela equação:

P=F. d/∆t

P= 735 (N) . 1 (m) / 1 (s) = 735W

Essa potência de 735 Watt é dada como 1 cavalo vapor (cv).

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail