Como melhorar o Blogger

Neste texto temos algumas dicas de como melhorar o blogger (blogspot). O Efeito Joule completa, agora em abril de 2010, dois anos de existência e já chegamos a marca de 170 mil visitas por mês. Penso em compartilhar o que aprendi durante este tempo utilizando o blogger e por isso, quando posso, escrevo para ajudar quem também está utilizando a mesma plataforma.

Sabemos que deixar o blog mais limpo e rápido melhora o seu desempenho, mas agora é oficial, o Google avisou que vai utilizar a velocidade dos sites no seu PageRanking.
Para melhorar o blogger e deixá-lo mais rápidos você pode usar várias ferramentas, mas neste texto vou falar do Firebug e de seu complemento o Page Speed.

O Firebug é uma ferramenta de complemento ao Mozila Firefox. Com o firebug você pode editar, depurar e monitorizar CSS, HTML e JavaScript, em tempo real e em qualquer página do seu blog.

Instale o plugin, vá ao menu Ferramentas e desmarque a opção "Disable Firebug" para ativá-lo. Um ícone verde do Firebug aparecerá na parte inferior da janela. Basta clicar sobre ele para visualizar o menu de opções.

Na opção "Inspect", você monitora o código posicionando o mouse sobre qualquer elemento da página. O Firebug mostra de forma automática o código correspondente. Assim você pode conhecer melhor os códigos do seu blog e retirar o que não é realmente necessário, como eu fiz aqui no Efeito Joule.

Com o Page Speed você pode avaliar o desempenho do seu blog e ainda recebe sugestões de como melhorar o blogger. Este complemento do Firebug realiza diversos testes em suas páginas e, assim, obtém um grupo de pontuações para cada página, além de sugestões úteis sobre como melhorar seu desempenho.

Vamos observar o desempenho de um blog hospedado do blogger. Tomei a liberdade de observar o código do Usuário Compulsivo. Confira o resultado na imagem abaixo:


Podemos observar que a pontuação do blog foi 77, e este número pode ser melhorar com facilidade apenas especificando as dimensões das imagens no blog.

Para quem não sabe fazer isso basta acrescentar o código

style='height:13px; width:13px;

no código da imagem e fica assim:

img src="http://www.blogger.com/img/icon_delete13.gif" style="height: 13px; width: 13px;"

É importante lembra que os números em vermelho são as dimensões em pixel das imagens. Você deve fazer isso em todas as imagens do seu blog, isso vai melhorar o desempenho porque o navegador não vai precisar calcular as dimensões das imagens.

Se você não sabe onde está o código da imagem entre no blogger, Layout, Editar HTML, depois use o atalho ctrl+f para busca. Digite .gif ou outra extensão de imagem para procurar os códigos. Depois é só acrescentar as dimensões.

Outra alteração que você pode fazer é deixar as imagens mais leves, o próprio Page Speed fornece as imagens já “melhoradas” para você substituir no item Optimize images.

Com estas ferramentas você vai com certeza melhorar desempenho do seu blog. Para quem ainda não tem um blog ou achou este texto complicado leia:

Dicas de como criar um blog

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail
Um comentário:

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.