Linhas de força ou linhas de campo

Para entender melhor este texto sobre linhas de força ou linhas de campo você deve ler o post sobre o conceito de campo elétrico.

Com o objetivo de representar o campo elétrico através de diagramas, Faraday introduziu o conceito de linhas de força que também chamamos de linhas de campo. Estas linhas vão ajudar a definir a direção da força elétrica ou magnética, e a densidade do campo elétrico ou magnético em qualquer região do espaço.

A reta tangente a linha de força nos fornece a direção do campo elétrico no ponto escolhido. E a densidade das linhas de força é uma medida do campo elétrico, ou seja, quanto maior a quantidade de linhas de força maior será a intensidade do campo elétrico ou magnético nesta região.

No texto sobre campo elétrico vimos que ao redor de uma partícula carregada eletricamente existe um campo elétrico. O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. Abaixo tempos uma figura com as linhas de força ou linhas de campo que representam o campo elétrico ao redor de cargas elétricas.
Como a densidade das linhas nos fornece a intensidade do campo elétrico, olhando a figura acima, percebemos que o campo elétrico tem maior intensidade próximo a carga elétrica, pois as linhas estão mais próximas uma das outras do que em algum ponto mais distante da carga elétrica.

Uma boa maneira pratica para visualizar as linhas de campo magnético é colocar um imã sob uma cartolina e espalhar limalha de ferro sobre a cartolina. A limalha de ferro será atraída e a força de atração terá a mesma direção do campo magnético. Logo, a limalha de ferro espalha pela cartolina formará linhas ao redor do imã.

Espero ter ajudado com mais um conceito para vocês estudarem para as provas e vestibulares que enfrentarão. Assim que possível teremos exercícios resolvidos sobre este conteúdo aqui no Efeito Joule.

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail
Você também vai gostar de ler:

* Energia Elétrica
* Como funciona uma estufa de plantas?
* Aquecedor solar feito com garrafas pet
* Como passar no vestibular
* Blogs que irão te ajudar no vestibular

Um comentário:
  1. maravilha!! nunca mais vou precisar de aula particular! hahahaha

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.