Fontes de Energia

Já escrevi quatro textos sobre energia aqui no blog, e agora vou acrescentar algumas informações sobre fontes de energia e organizar estes textos. As fontes de energia podem ser dividas em renováveis e não renováveis.

As fontes de energia renováveis são todas as fontes de energia que podem ser utilizadas sem que haja a preocupação com sua regeneração, ou seja, que não se esgotam. Exemplo: energia solar.
As fontes de energia não renováveis são aquelas fontes de energia que não são capazes de se regenerar, como por exemplo o petróleo e o carvão mineral.

Agora vamos aos textos sobre energia:

Energia solar

A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

Energia elétrica

A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia é a propriedade de um sistema que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Logo, o que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se no fenômeno descrito, a eletricidade realiza de trabalho por meio de cargas elétricas.

Energia nuclear

A energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. Como vimos no texto sobre a bomba atômica, a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.

Energia térmica

A energia térmica de um corpo, associada a agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.

Saiba um pouco mais sobre energia renovável: Energia renovável com as Ilhas Solares (Solar Islands)

Se você gostou do blog, siga o Efeito Joule  Twitter, no Facebook ou receba as atualizações por e-mail
Você também vai gostar de ler:

5 comentários:
  1. Este blog não tem as informações solicitadas que era suposto!!!!!!!!!!!

    Logo, completem mais as vossas informações sobre o tema pedido!!!!

    ResponderExcluir
  2. falta mais tipos de energia

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog é Ótimo apesar de faltar "algumas" informações mais isso é normal, no mundo ninguém é perfeito para criticar o trabalho dos outros!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, só falta mais tipos de energia

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.