Efeito Joule

Na Física, a Mecânica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. A Mecânica que vamos estudar aqui é conhecida como Mecânica clássica ou Mecânica de Newton, pois as leis de Newton formam a base deste estudo. A Mecânica pode ser dividida em três partes para efeitos didáticos: Cinemática, Dinâmica e Estática.

Cinemática

A cinemática é o estudo descrito dos corpos em movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.

É importante lembrar que um corpo está em movimento quando, à medida que o tempo passa, sua posição varia em relação a um referencial. Na cinemática vamos estudar dois tipos de movimento retilíneo, o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado, logo em seguida, vamos estudar o movimento circular que também pode ser dividido da mesma maneira, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

Dinâmica

A parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a dinâmica. Então, na dinâmica vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de cinemática.

As idéias de Galileu Galilei sobre a dinâmica, seus estudos sobre os movimentos dos corpos foram precursoras das Leis de Newton. Utilizando os fluxions, Isaac Newton conseguiu dar um enorme salto na ciência, conseguiu o que todos buscavam na época, uma teoria física unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrição perfeita para os movimentos, uma descrição que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra.

Estática

Na estática vamos estudamos a ação das forças no equilíbrio de um sistema. Utilizando as leis de Newton vamos estudar o equilíbrio e as forças nestes sistemas.

Para estudar os assuntos acima, é importante a leitura dos textos básicos:

Alfabeto grego

Cronologia da Física

Vetor e grandezas vetoriais

25 respostas

  1. Hum. Valeu este site me ajudou bastante.
    Pois irei fazer uma prova e não sei bem o que é Cinemática e Dinâmica. Bem agora eu já sei.
    Parabéns muito bom mesmo.

  2. Exemplo de Cinematica – Um Lapis caiu no Chão,não me interessa o Provocamento da Queda,pq ele caiu,a quantos metros ele caiu,só me proporciona a saber se ele Caiu.

  3. olaaa estou fazendo umm trabalho sobre mecanica e queria saberr se vcss tem maiss informações sobre esse assuntoo ???
    valeuu!!!

  4. Eu gostaria de saber, quais são os principais assuntos q caem no vestibular ???
    E se tem algum livro, que vcs recomendam para auxiliar no estudo da física ??

  5. Ola!!
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de estar enviando arquivos em pdf. para o email de alguem q possa me ajudar com exercicos envolvendo mecanica geral, pois, prestarei concurso e estou com dificuldades para resolver alguns exercicios especificos?????

  6. Amigo, Força Centrípeta você irá obter quando você estudar M.C.U ( Movimento Circular Uniforme )
    que está dentro da cinemática. Está claro no primeiro parágrafo quando o autor do texto diz: "[…]logo em seguida, vamos estudar o movimento circular que também pode ser dividido da mesma maneira, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.[…] // Parabéns ao autor do blog, Vanks Estevão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *