Física - Mecânica

Na Física, a Mecânica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. A Mecânica que vamos estudar aqui é conhecida como Mecânica clássica ou Mecânica de Newton, pois as leis de Newton formam a base deste estudo. A Mecânica pode ser dividida em três partes para efeitos didáticos: Cinemática, Dinâmica e Estática.

Cinemática

A cinemática é o estudo descrito dos corpos em movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.

É importante lembrar que um corpo está em movimento quando, à medida que o tempo passa, sua posição varia em relação a um referencial. Na cinemática vamos estudar dois tipos de movimento retilíneo, o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado, logo em seguida, vamos estudar o movimento circular que também pode ser dividido da mesma maneira, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

Dinâmica

A parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a dinâmica. Então, na dinâmica vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de cinemática.

As idéias de Galileu Galilei sobre a dinâmica, seus estudos sobre os movimentos dos corpos foram precursoras das Leis de Newton. Utilizando os fluxions, Isaac Newton conseguiu dar um enorme salto na ciência, conseguiu o que todos buscavam na época, uma teoria física unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrição perfeita para os movimentos, uma descrição que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra.

Estática

Na estática vamos estudamos a ação das forças no equilíbrio de um sistema. Utilizando as leis de Newton vamos estudar o equilíbrio e as forças nestes sistemas.

Para estudar os assuntos acima, é importante a leitura dos textos básicos:

Alfabeto grego

Cronologia da Física

Vetor e grandezas vetoriais


Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.

Você também vai gostar de ler: