Óptica: Espelho Plano

Representação do espelho plano:
As hachuras representam a parte opaca do espelho plano.


Reflexão da luz:

Na reflexão, o ângulo de incidência (ângulo entre o raio de incidência e a reta normal) é igual ao ângulo de reflexão (ângulo formado pelo raio refletido e a reta normal).

Formação de imagem no espelho plano:

Antes de iniciarmos o estudo das imagens no espelho plano, vamos pensar na seguinte situação: Você tem um espelho plano a sua frente, mais ou menos a uns 50 cm de você. Se você, observando sua imagem, aproxima lentamente uma caneta do espelho, o que acontece com a sua imagem e com a imagem da caneta? Você percebe que aproximando a caneta do espelho, a imagem da caneta também se aproxima do espelho? E a sua imagem continua no mesmo lugar? Pois é isso que acontece!

Percebemos, então, que na formação de imagens no espelho plano temos a noção de profundidade, logo, objetos mais próximos do espelho, terão imagens também mais próximas.
Com isso podemos fazer uma primeira representação de uma imagem no espelho plano.

Na figura acima, o lápis está o objeto está a 1 metro do espelho, logo, sua imagem também deve estar a 1 metro do espelho. Note também que a imagem tem as mesmas dimensões que o objeto.

Vamos observar mais uma representação.

Note que no espelho, a imagem tem sua posição invertida na horizontal. Faça um teste e escreva seu nome em uma folha de papel e fique de frente para um espelho plano.

No nosso dia-a-dia encontramos uma aplicação prática para esta propriedade dos espelhos. Nos carros de socorro (ambulância) o nome é escrito ao contrário. Isso para, refletido pelos espelhos retrovisores dos carros à frente, o nome ser lido com facilidade.

Também é importante lembrar que os espelhos planos formam apenas imagens virtuais, ou seja, imagens que não podem ser projetadas e sua representação está sempre atrás do espelho.

Nota: Imagem real é toda imagem que pode ser projetada (em uma tela ou parede) e sua representação é feita na frente do espelho.

Para entender melhor, veja um exercício resolvido sobre espelho plano, e sobre relexão da luz.


Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.

Você também vai gostar de ler:

11 comentários:
  1. por favor vc nãosabe onde eu possa encontrar esperiencias praticascom espelhosplanossó que sejam interresantes,parao meu trabalho de fisica???
    please se vc tiver alguma dica ou recomendação entre em contato comigo pelo meu email Nataliadelani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, essa apresentação me ajudou muito no meu trabalho de física.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante , achei bem explicado ! Obrigada vai me ajudaar Bastante em meu trabalho ! obrigada Mesmo .

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a explicação!

    ResponderExcluir
  5. Váah[Vanessa Silveira]25 de maio de 2010 16:35

    gostei da explicaçao achei bem interessante pra quem tem dificuldade em Fisica com a materia de óptica tenho uma professora q explica super-bem
    estou procurando algun exercicios relacionados a essa matéria e não consigo achar caso tenha alguns(mesmo q seja do ensino médio--estou no 9ºano)pode me mandar por e-mail?
    vannessinhaa001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostei pakas....
    ^^
    hein... tem algo mais aprofundado nesse assunto...
    eu precisava de uma esplicaçao um pouco mais adiante , se tiver
    mandem um e-mail pra mim
    rrenato_3000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Um sistema optico seria todo dispositivo capaz de alterar a direção da luz incidente, nao é mesmo ? como espelhos, dioptros e etc?
    estou confuso pois li em um lugar que seria uma associação de espelhos ou de dioptros capazes de alterar a direção da luz, mas o espelho sozinho já é capaz disso ou seja nao necessitaria de uma associação. ou seja a definição seria um dispositivo capaz de alterar a direção da luz incidente ?
    grato

    ResponderExcluir
  8. gostei muito bom meu trabalho de física ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Bianca de Córdova Caetaí27 de junho de 2013 21:54

    ADOREI! Vcs explicam super-bem, de um modo fácil e interessante. Já gostava de física, mas agora, depois de conhecer o blog, estou gostando mais ainda.
    Estão de parabéns!
    Só gostaria de dar uma sugestão: seria bem bom tb se vcs dessem mais exercícios de cada matéria.
    Sou fã!!!
    Sucesso com o blog,
    bjos.

    ResponderExcluir
  10. Bianca de Córdova Caetaí27 de junho de 2013 21:57

    ADOREI! Vcs explicam super-bem, de um modo fácil e interessante. Já gostava de física, mas agora, depois de conhecer o blog, estou gostando mais ainda.
    Estão de parabéns!
    Só gostaria de dar uma sugestão: seria bem bom tb se vcs dessem mais exercícios de cada matéria.
    Sou fã!!!
    Sucesso com o blog,
    bjos.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.