A Física dos Espelhos

Grande parte dos textos de óptica geométrica que estudaremos aqui terá como foco principal o estudo dos espelhos, por isso é importante, neste ponto, fazermos uma introdução sobre estes objetos fascinantes.

Na física, consideramos um espelho uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão da luz. Provavelmente foi nossa imagem na superfície da água que inspirou a construção dos primeiros espelhos, feitos de cobre e, com o tempo foram utilizados outros materiais para sua fabricação, como por exemplo, a prata.

Os espelhos e as imagens produzidas por ele sempre foram objetos de admiração do homem. Durante a Segunda Guerra Púnica, Arquimedes utilizou um grande jogo de espelhos planos, formados pelos escudos de bronze dos soldados, que refletiam a luz do Sol para um mesmo ponto de um navio, para incendiá-lo. Arquimedes também utilizou a física para criar outros aparatos que causavam terror entre os inimigos, veremos mais em outra ocasião.

Hoje em dia os espelhos estão por toda parte. O amigo Tainan Rocha nos ajuda a visualizar isso com mais uma de suas ilustrações. Lembrando que você pode acessar o blog do Tainan e conferir esta ilustração em alta resolução.

A Física dos espelhos
Na “Física dos espelhos” estudaremos as várias imagens que diferentes espelhos podem formar. Para iniciar este estudo, veremos agora quais são os diferentes tipos de espelhos que encontraremos nos próximos textos.

Espelho plano

Um espelho plano é uma superfície plana e muito lisa, com alto índice de reflexão da luz.

Espelho esférico convexo

Um espelho esférico convexo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte externa da esfera espelhada.


Espelho esférico côncavo

Um espelho esférico côncavo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte interna da esfera espelhada.

Clicando no nome do espelho você será direcionado para um texto com mais detalhes.



Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.

Você também vai gostar de ler:

9 comentários:
  1. Será um prazer voltar aqui e aprender algo do tanto que este web site tem para oferecer!

    ResponderExcluir
  2. Esse "BLOG" é nota mil!!!nunca aprendi física com tanta facilidade.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aew galera,ótimo trabalho..

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog,vlw ae.So ta faltando o link do espelho concavo e do convexo

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu blog.. continue postando mais informaçoes sobre espelhos... Parabens

    ResponderExcluir
  6. ariane rodriques6 de junho de 2011 21:38

    essa materia e uma chatisse

    ResponderExcluir
  7. Nem a minha professora sabe ensinar fisica com tanta facilidade.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.