Exercício Resolvido: Óptica geométrica 01

Exercício de física resolvido. Questão que exige conhecimentos de óptica geométrica.

(Óptica geométrica 01) O professor pede aos grupos de estudo que apresentem à classe suas principais conclusões sobre os fundamentos para o desenvolvimento do estudo da óptica geométrica.

Grupo I. Os feixes de luz podem apresentar-se em raios paralelos, convergentes ou divergentes.

Grupo II. Os fenômenos de reflexão, refração e absorção ocorrem isoladamente e nunca simultaneamente.

Grupo III. Enquanto num corpo pintado de preto fosco predomina a absorção, em um corpo pintado de branco predomina a difusão.

Grupo IV. Os raios luminosos se propagam em linha reta nos meios homogêneos e transparentes.
São corretas as conclusões dos grupos:

a) apenas I e III
b) apenas II e IV
c) apenas I, III e IV
d) II, III, IV
e) I, II, III e IV



Resolução
I – correta
II – Errada. Os fenômenos de reflexão, refração e absorção ocorrem simultaneamente.
III – Correta
IV – Correta
Resposta alternativa c.




Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.

Você também vai gostar de ler:

10 comentários:
  1. Gostaria de saber porque a luz tem cores diferentes, como exemplo lampadas vermelhas , lampadas verdes, amarelas produzem a luz na cor desejada

    ResponderExcluir
  2. como resolver um espelho plano vertical conjuga a imagem de um obeservador parado situado a 2m de espelho .afastando-se p espelho de 3m em uma direçao perpendicular ao seu proprio plano que distancia passa a separar a primeira da segunda imagem?

    ResponderExcluir
  3. para isso stefany vc precisa calcular a nova distancia da imagem, para isso existe uma propriedade que diz que se vc move o espelho a imagem se moverá o dobro...vc afastou 3m do objeto, logo a imagem se moveu o dobro... distancia existente agora entre a antiga imagem e a nova é o dobro ou seja 4.

    ResponderExcluir
  4. Como calcular a área da sombra de um placa de madeira de dimensões 40cm x 25cm através de um fio que passa pelo baricentro, a placa em presa ao de uma sala permanecendo horizontalmente a 2,0m do assoalho e a 1m do teto. bem junto há um lâmpada cujo filamento tem dimensões despresiveis.

    ResponderExcluir
  5. P/ Nogueira

    As variadas cores da luz se devem ao comprimento de onda ou da frequencia, que se relacionam pela equação: Lambda*freq = c
    Lambda = comprimento de onda
    freq = frequencia da onda
    c = constante da velocidade da luz

    A luz visível é apenas uma pequenina parte do espectro eletromagnético. O espectro visível vai do vermelho até o violeta (com frequencias crescentes). O olho humano é sensível então a esta parte do espectro (luz visível) e, nesse intervalo de frequencias enxerga tudo que vai do vermelho até o violeta. O infravermelho é a parte do espectro que está abaixo do vermelho (frequencias menores que a do vermelho) e, o ultravioleta está acima do violeta (frequencias maiores que o violeta, microondas, raios X, raios gama). No caso das abelhas por exemplo acredita-se que elas consigam enxergar alguma coisa na área do ultravioleta. Assim como há alguns animais que conseguem ver algo na região do infravermelho (o que é muito útil para caçar de noite, pois o calor corporal emite radiação na faixa infravermelha). Os objetos são visíveis para nós ou por refletirem a luz ambiente ou por emissão de radiação eletromagnética na faixa visível. A maioria dos objetos que vemos no nosso dia a dia são visíveis por causa da luz que refletem. Neste aspecto um objeto que vemos verde é verde porque reflete a luz preferencialmente de frequencia na faixa do verde. No caso de um objeto emitir sua própria luz, isto só é possível a temperaturas muito altas. Quanto mais quente o objeto estiver, sua emissão de radiação eletromagnética é feita a frequencias cada vez maiores. Como exemplo temos o sol e um ferro em brasa que devido a suas altas temperaturas emitem luz visível. Nós por exemplo que estamos a uma temperatura de 36 ou 37 graus não conseguimos emitir luz visível. Emitimos radiação infravermelha (de frequencia baixa porque nossas temperaturas são baixas para produzir luz visível). Nós somos visíveis então por causa da luz que refletimos.

    ResponderExcluir
  6. P/ Nogueira

    A luz é uma forma de radiação eletromagnética que pode se manifestar em variadas frequencias de vibração. Para se ter uma idéia, indo da frequencia mais baixa para a mais alta temos: ondas de rádio AM, ondas de rádio FM, microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X, raios gama. Dentro dessa faixa do visível vemos do vermelho até o violeta. Repare que infravermelho quer dizer abaixo do vermelho e ultravioleta é acima do violeta (em termos de frequencia). Nossos olhos são adaptados para enxergar entre o vermelho e o violeta. Mas há outras espécies que conseguem enxergar na faixa do ultravioleta e outros que enxergam no infravermelho. Um objeto pode ser visível para nós por 2 modos. O primeiro modo, o mais comum é por reflexão da luz ambiente. O objeto ao receber a luz ambiente absorve preferencialmente algumas frequencias da luz e reflete outras. Dependendo dessa frequencia de luz refletida (que é a que vai chegar a nossos olhos) enxergamos determinada cor. A outra forma de um objeto ser visto é por emissão de luz. Mas para um objeto conseguir emitir luz própria ele tem que ser muito quente (como o sol ou um ferro em brasa) para emitir radiação eletromagnética devido devido às vibrações de suas partículas. Agora você pode perguntar sobre efeitos de fosforecência. Nesse caso o objeto brilha a baixa temperatura. Mas esse é um efeito diferente. São elétrons pulando de níveis de energia e emitindo fótons com frequencias na faixa do visível.

    ResponderExcluir
  7. Preciso realizar um exercício com um conceito de matemática e um conceito de fisica voce poderia me ajudar? Porém é para amanha. Muito obrigada desde já...

    ResponderExcluir
  8. achei otimo,porém deveria ter mais exercicios!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela informação. Eu tinha uma classe que estava lidando com uma óptica de raios e colorímetros. encontrar isso ajudou meus colegas muito.

    ResponderExcluir
  10. Stefany como o antonio disse se você afastar o espelho do observador parado 3 mts, então a imagem se afasta o dobro disso, ou seja, 6 mts. Portanto o Antonio disse certo mas calculou errado.

    PS: A proposito o mesmo acontece com a velocidade, se voce afastar o espelho com velocidade V do observador, então a imagem se afastará com velocidade 2V, ou seja o dobro.
    abraços.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.