Novo sistema de ensino de física

Física: Dinâmica

A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a dinâmica. Então, na dinâmica vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de cinemática que já estudamos.

Aristóteles elaborou uma teoria para explicar os movimentos dos corpos, dando início ao estudo da dinâmica. As explicações de Aristóteles foram utilizadas até Galileu Galilei realizar estudos na área. Galileu Galilei, cientista italiano nascido em 15 de fevereiro de 1564, é considerado o primeiro cientista moderno. Realizando vários experimentos, Galileu chegou às leis matemáticas que descrevem o movimento dos corpos terrestres, impulsionando o estudo da dinâmica.

As idéias de Galileu sobre a dinâmica, seus estudos sobre os movimentos dos corpos foram precursoras das Leis de Newton. Isaac Newton nasceu no dia de natal de 1642, mesmo ano em que Galileu faleceu, em Woolsthorpe, Ingraterra.

Utilizando os fluxions, Newton conseguiu dar um enorme salto na ciência. Conseguiu o que todos buscavam na época, uma teoria física unificada. Analisando o movimento da lua ele chegou a uma descrição perfeita para os movimentos, uma descrição que poderia ser utilizada tanto para os astros como para objetos menores na terra.

A dinâmica então ganhou uma nova cara, equações que podem descrever com detalhes os movimentos dos corpos. Para o estudo da dinâmica deve-se entender bem as três leis de Newton. Por isso vamos lembrá-las neste texto:

Primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia.

Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.

Segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.

A segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicado por sua aceleração.

Princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton.

Se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto.

Nos próximos textos vamos resolver alguns exercícios de dinâmica, antes disso, leia os textos sobre as leis de Newton.

Saiba mais em: Aplicações das Leis de Newton



Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.
  
Você também vai gostar de ler: