Novo sistema de ensino de física

O vetor e as grandezas vetoriais

Para os próximos textos será necessária a utilização de grandezas vetoriais. Então, vamos agora, entender o que é um vetor, representar geometricamente um vetor, realizar soma de vetores e conceituar as grandezas escalares e vetoriais.

Uma grandeza é escalar quando é bem definida e caracterizada por um valor numérico e uma unidade. Podemos citar como exemplo, massa, energia, comprimento e tempo. Já as grandezas vetoriais são caracterizadas por exigir, além de um valor numérico e sua unidade, uma direção e sentido. Alguns exemplos de grandezas vetoriais são: Velocidade, aceleração, força e campo elétrico.

Para continuarmos, é importante neste momento, ter em mente qual a diferença entre direção e sentido. Se você tem dúvidas sobre esta diferença, leia o texto sobre trajetória, direção e sentido.

Na representação de grandezas escalares é suficiente indicar a sua intensidade, ou seja, o seu valor numérico e a sua unidade. Nos exemplos que já citamos temos: 4kg (massa), 50J (energia), 3m (comprimento) e 25s (tempo). Agora, na representação de grandezas vetoriais é necessário indicar a direção e o sentido da grandeza. Isto é realizado utilizando-se um vetor. O vetor pode ser representado por um segmento de reta, e seu tamanho é proporcional à intensidade da grandeza que este representa.

Na figura acima os vetores A e B têm a mesma intensidade, pois são do mesmo tamanho, têm a mesma direção, pois os dois seguimentos de reta são paralelos, mas têm diferentes sentidos, pois um deles aponta para cima e o outro para baixo.

Quando queremos representar uma grandeza vetorial, acrescentamos uma seta sobre o símbolo que a representa, como fizemos nos exemplos da figura para os vetores.

Nos próximos textos veremos como realizar a soma de vetores de mesma direção, direções perpendiculares entre si e, em quaisquer outras direções.




Se você gostou, assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail.  Você também pode curtir a nossa página no Facebook.


Você também vai gostar de ler: