Efeito Joule

A temperatura é um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica das moléculas um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.


A temperatura é a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.


Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência de energia térmica, ou seja, o corpo que está mais quente cede energia para o que está com menor temperatura até que seja atingido o equilíbrio térmico. Esta energia em trânsito é chamada de calor.


É importante observar a diferença entre temperatura e calor. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.


Para saber a temperatura de um corpo usamos o termômetro. Um aparelho que ao entrar em contato com um corpo, troca calor com este e estabelece o equilíbrio térmico depois de certo tempo. Assim, o termômetro e o corpo terão a mesma temperatura que terá uma correspondência na escala utilizada.


A escala termométrica é uma regra prática que nos fornece uma correspondência entre o estado de agitação térmica de um corpo e um valor numérico.


A escala de temperatura mais utilizada aqui no Brasil é a escala Celsius que fornece para o ponde de fusão da água o valor 0° e para o ponto de ebulição 100°.


Nos próximos textos sobre termometria veremos mais detalhes sobre as formas de transferência de calor e as escalas termométricas.


Tirinhas de Física

Temperatura e calor

Confira mais tirinhas de física na nossa página de tirinhas de física.






Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail, acesse nosso canal no Youtube e me siga no Instagram @vanksestevao

41 respostas

  1. Onde aparece escrito "Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência desta energia térmica", acho que ficaria melhor "Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência de energia térmica", para evitar confundir temperatura com energia.

  2. Ao estudarmos a quantidade de movimento dos corpos e sua conservação , sabemos que , durante o chopp entre dois corpor , a e b uma parte de energia cinética de um deles é utilizada para aumentar a energia cinética do outro . Explique o que ocorre cm as temperaturas desses corpos após o chopp , segundo o ponto de vista da interpretação microscópica da temperatura .
    '
    Pessoal me ajudem é pra amanha?

  3. adorei o blog mas tenho uma duvida,se um termometro de escala -20ºC a 120ºC medisse a temperatura de um material q esteja a 1000°C,oq aconteceria com o termometro e pq?

  4. Oie, então eu tenho um trabalho de Física, e tenho uma pergunta :
    -> Sabe-se que a temperatura em Londres está em 95 ºF. Como você faz para saber se lá está quente ou frio ?
    Se alguém puder me responder, Muitíssimo obrigado (:
    Abraço.!

  5. É possível fornecer calor a um corpo sem aumentar sua temperatura? Em caso afirmativo, isto contraria o conceito de calor como energia em transferência em decorrência de uma diferença de temperatura?

  6. Achei super interessante este blog, todos perguntando e dando suas opiniões, legal.
    E também tirei minhas dúvidas sobre calor e temperatura.
    Cibele

  7. Eu gostei muito d blog, me ajudou bastante. Eu só queria saber uma coisa, mas sei que ninguém vai me responder a tempo, é para amanhã. Mas tudo bem, eu volto para ler depois.
    No caso de você estar com a mão em água fria e passar para a água quente e ela dar uma reação estranha… as águas estão em temperaturas diferentes, e, portanto, a agitação das partículas é diferente. Por esse motivo sentimos que há uma mudança. Mas eu queria saber… por quê? Tipo, por que que a gente sente isso diferente e como isso diferencia sensações térmicas de temperatura e calor? O.O
    Obrigada! (:

  8. gostaria de saber como faço um trabalho sobre:
    temperatura e calor e um exemplo de cada.
    com as 3 escalas termometricas e sua relaçao.
    Alguem me ajuda, poooor favor? (:

  9. GOSTEI bastante do seu blog, pois voce consegue mostrar de maneira clara e objetiva os assuntos abordados.
    PARABÉNS.!!

  10. Amei seu blog…Graças a ele tô me dando muito bem nas minhas provas .Tem muito mais conteúdo do de que muito livro escolar por aii.Parabéns!!!!

  11. Boa noite, achei seu blog muito interessante e o material bem informativo.
    Quero parabenizá-lo por isso.
    Há no texto porém, um erro ortográfico, que mesmo que pareça estar certo, não está. No terceiro parágrafo:" …o corpo que está mais quente Sede energia…"
    Deveria ser escrito com C: cede.
    Não sei se incomodo, mas só quero o melhor para seu trabalho.

  12. Temperatura é a grandeza física macroscópica associada ao grau de agitação térmica média das partículas de um corpo ou de um sistema.

    Calor é a energia em trânsito de um corpo para o outro devido à diferença de temperatura entre eles.

  13. O agasalho atua como um isolante termico, dificultando a troca de calor com o meio o que dá a sensação de aquecimento.

  14. usamo agasalho para que a temperatura do nosso corpo se estabilise com a do ambiente… para manter a nossa temperatura interna se naum morreriamos de frio xD

    1. Porque o agasalho é um isolante térmico, ou seja, não permite que o seu corpo faça trocas de temperatura com o meio. Sendo assim, a temperatura do seu corpo é conservada, enquanto o ambiente que você está apresenta temperatura diferente.

  15. Eu queria saber como montar um trabalho de biologia com esse tema: Calor e temperatura, mais eu queria um trabnalho pra aprezentar para o colégio, como uma experiencia alguma coisa assim.
    Podem me ajudar ?

  16. Posso tentar responder a dúvida da érica?

    Acho que se nossa temperatura fosse sempre igual à do ambiente, não sentiríamos nem frio nem calor, sensações causadas pela troca de energia términa entre corpos (nosso corpo e o ambiente) de temperaturas diferentes.

    Certo?

  17. Tenho um trabalho de física para entregar, e o assunto é sobre ‘ E se a nossa temperatura do corpo fosse sempre igual a do ambiente?’
    Alguém purfavor me ajude!
    obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *