Novo sistema de ensino de física

Temperatura e Calor

A temperatura é a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.


A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.


Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência de energia térmica, ou seja, o corpo que está mais quente cede energia para o que está com menor temperatura até que seja atingido o equilíbrio térmico. Esta energia em trânsito é chamada de calor.


É importante observar a diferença entre temperatura e calor. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.


Para saber a temperatura de um corpo usamos o termômetro. Um aparelho que ao entrar em contato com um corpo, troca calor com este e estabelece o equilíbrio térmico depois de certo tempo. Assim, o termômetro e o corpo terão a mesma temperatura que terá uma correspondência na escala utilizada.


A escala termométrica é uma regra prática que nos fornece uma correspondência entre o estado de agitação térmica de um corpo e um valor numérico.


A escala de temperatura mais utilizada aqui no Brasil é a escala Celsius que fornece para o ponde de fusão da água o valor 0° e para o ponto de ebulição 100°.


Nos próximos textos sobre termometria veremos mais detalhes sobre as formas de transferência de calor e as escalas termométricas.


Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.