Movimento Uniforme

O movimento uniforme é caracterizado por ter o móvel sempre com velocidade constante, ou seja, não importa as causas do movimento, como se iniciou ou como terminou, analisaremos apenas o trecho onde a velocidade não varia com o tempo.


Para o estudo do movimento uniforme vamos fazer algumas simplificações. Estas simplificações deixarão o estudo mais compreensível. A primeira é que vamos restringir as dimensões do móvel para dimensões desprezíveis, ou seja, vamos estudar o movimento de ponto materiais. A segunda simplificação é que vamos estudar o movimento de móveis em trajetórias retilíneas.

Lembrando que ponto material pode ser entendido como um corpo cujas dimensões são consideradas desprezíveis em relação a uma determinada trajetória.

No movimento uniforme a velocidade é sempre a mesma, e podemos utilizar o conceito de velocidade média para encontrar o valor desta constante.

Vamos estudar um exemplo simples:

Um ônibus sai às 07h do terminal rodoviário de São Paulo e chega às 17h no terminal rodoviário do Rio de Janeiro. Considerando este movimento uniforme e sabendo que a distância entre os terminais é de 600km determine a velocidade média do ônibus.

A variação de espaço é 600km
a variação de tempo é 17h – 7h = 10h
logo a velocidade média é dada por:
V= 600km/10h
V = 60km/h

Neste movimento o móvel percorreu 600km com velocidade constante e igual a 60km/h, ou seja, um exemplo de movimento retilíneo e uniforme.

Se você gostou deste texto vai adorar nosso novo projeto. Imagine poder fazer um curso de física assistindo vídeo-aulas no formado desenho animado, com ilustrações profissionais que ajudarão a explorar o mundo da física como você nunca viu! Gostou da ideia? Confira este projeto inovador, clique no link abaixo e assista à primeira aula do curso.

Curso de Física com vídeo-aulas no formato desenho animado.

Assine o blog e receba nossas atualizações por e-mail. Você também pode curtir a nossa página no Facebook.
23 comentários:
  1. Parabéns pelo blog!tava precisando de algo assim para meus futuros cálculos de Engenharia! =)
    bjO

    Annie Araújo

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é FABULOSO , geralmente sites e blogs relacionados a matérias são complicados , com uma linguagem que ninguém entende.Aqui eu resolvi todos meus trabalhos da facul rs xD ..Obrigadão , que continuem assim e pra melhor =) Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. voçes estam arrasando ... ADOREI

    ResponderExcluir
  4. não entendi nada!!!-nada...

    ResponderExcluir
  5. nusss massa esse blog. Mas quero coisa mais dificil

    ResponderExcluir
  6. Ameeei esse blog, muuito legaal...Tava ferradaa em física tenho uma prova amanhã acho que vu tirar uma nota booa... Valleu !! ;)

    ResponderExcluir
  7. Cara Parabéns seu Blog ta me savando pois tenho que fazer Uma prova de concuros publico e este Blog me salva nas minhas duvidas valeu mesmo

    ResponderExcluir
  8. Dificil,dificil
    mas vcs conseguiram deixar facil,facil
    kkk
    parabéns,e continuem assim
    utilizando de textos de facil entendimento.

    ResponderExcluir
  9. ingrid e um pouco dificil mas aprende com o tempo
    hehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito do blog, super legal e abrange muitos assuntos. Só quero dar uma dica: Vcs deveriam postar mais exemplos e melhorar a especificação dos assuntos. Mas não é nada contra não, o blog é perfeito, eu adooooooro muito!
    continuem se empenhando.

    ResponderExcluir
  11. mt bem explicado e detalhado,otimo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. O M.R.U também pode ser chamado de "Movimento Inercial" pois não possui aceleração. Comprovado assim pela 1ª Lei de Newton. Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  13. Otimo blog...
    estou estudando por ele..para a segunda fase de OBF deste ano (2010)

    ResponderExcluir
  14. legau a atitude de vcs deixa um puco mais fáciu

    ResponderExcluir
  15. eu nao entendi quase nada,,,+ valeu o qvale é a atitude

    ResponderExcluir
  16. galera, sou estudante de engenharia, mas parei de estudar faz mais de 17anos muito coisa esta dificil pra mim, exite alguma tecnica,, pois tenho muita dificuldade em fisica e matematica, ja estou pensando em parar

    ResponderExcluir
  17. parabéns. eu precisava muito dessas explicações para eu poder entender a matéria de física.Eu não sei o porque da minha escola colocar física na 8 série. mas valeu ! esse blog ajudou muito !!

    ResponderExcluir
  18. vocês tem uma linguaguem bem simples e objetiva!
    parabêns pelo blog ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  19. parabens este blog é otimo par qm ta comessando

    ResponderExcluir
  20. nossa! amei essa explicação! eu só tenho 13 anos, estou começando a ver física agora, mas com essa explicação, eu aprendi rapidinho!! muito obrigada, e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  21. é dificil procurar alguma coisa aqui meu..................................

    ResponderExcluir
  22. Um treem com comprimento 200m gasta 20s para atravesar um túnel de 400m determine a velocidade escalar média do treem.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.