Efeito Joule

Alguns conceitos básicos são de grande importância quando se vai iniciar o estudo da cinemática. Neste texto vamos estudar os conceitos de trajetória, direção e sentido.
Trajetória pode ser entendida como o caminho descrito pelo móvel. Numa trajetória devemos definir um marco zero para podermos, a partir deste marco, medir comprimentos que serão entendidos como a posição do móvel.
Para ilustrar este conceito, imagine que você pegue um ônibus em um terminal em frente a sua casa e vá até a sua escola que dista 10 km do terminal. Considerando o terminal como sendo o marco zero de sua trajetória, sua posição quando chegar à escola será 10 km.

No nosso dia-a-dia estamos acostumados a atribuir o mesmo significado para as palavras direção e sentido. Na física estas duas palavras expressam significados diferentes.



Quando lançamos uma pedra verticalmente para cima, e analisamos este movimento, dizemos que a direção do movimento é vertical. Na subida o sentido do movimento é para cima e, na descida o sentido do movimento é para baixo. O mesmo ocorre quando um carro percorre uma rua horizontal. A direção do movimento do carro é horizontal e o sentido será para a esquerda ou para a direita, dependendo de para qual lado da trajetória o carro está se movendo.






As trajetórias nem sempre tem direções horizontais e verticais, se considerarmos um movimento circular ao invés dos retilíneos citados, a trajetória deste movimento será circular e o sentido poderá ser horário ou anti-horário.



9 respostas

  1. Eu achava física super complicado, mas esse ano encontrei esse site e muitas das minhas dúvidas eu estou conseguindo solucionar. Adorei agradeço muito a vocês escritores do blog. Tirei 9 na prova de física. Obrigada e que o site continue sempre assim!!!

  2. mau nome é: Matheus
    Bom comecei a ter física esse ano e estou gostando muito apesar de eu estar encontrando dificuldades em algumas coisas, mas acho que isso é plenamente normal já que começei a ver tudo isso esse ano!o site tem me ajudado muito e agradeço ao autor do blog!
    Valeu!

  3. alguem pode me ajuda??

    A carga eletrica do proton difere da carga eletrica do eletron apenas por sinal, ambas possuem o mesmo valor absoluto, 1,6×10(a menos 19)C. Considerando que 1A signfica 1Coulomb por segundo, qual a quantidade de eletrons que passa por uma secção reta de um condutor sólido onde ocorre uma corrente eletrica de 8 A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *