Cinemática: Trajetória, direção e sentido

Alguns conceitos básicos são de grande importância quando se vai iniciar o estudo da cinemática. Neste texto vamos estudar os conceitos de trajetória, direção e sentido.


Trajetória pode ser entendida como o caminho descrito pelo móvel. Numa trajetória devemos definir um marco zero para podermos, a partir deste marco, medir comprimentos que serão entendidos como a posição do móvel.

Para ilustrar este conceito, imagine que você pegue um ônibus em um terminal em frente a sua casa e vá até a sua escola que dista 10km do terminal. Considerando o terminal como sendo o marco zero de sua trajetória, sua posição quando chegar à escola será 10 km.

No nosso dia-a-dia estamos acostumados a atribuir o mesmo significado para as palavras direção e sentido. Na física estas duas palavras expressam significados diferentes.

Quando lançamos uma pedra verticalmente para cima, e analisamos este movimento, dizemos que a direção do movimento é vertical. Na subida o sentido do movimento é para cima e, na descida o sentido do movimento é para baixo. O mesmo ocorre quando um carro percorre uma rua horizontal. A direção do movimento do carro é horizontal e o sentido será para a esquerda ou para a direita, dependendo de para qual lado da trajetória o carro está se movendo.

As trajetórias nem sempre tem direções horizontais e verticais, se considerarmos um movimento circular ao invés dos retilíneos citados, a trajetória deste movimento será circular e o sentido poderá ser horário ou anti-horário.




Este é o vídeo piloto do nosso novo projeto. Neste projeto quero oferecer aulas de física que proporcionam um aprendizado mais agradável da disciplina. A aula ilustrada e animada proporciona o acesso ao conhecimento de uma forma leve e divertida, permitindo ao aluno associar o aprendizado ao prazer.

Quero a opinião de todos para desenvolver este projeto de maneira a ajudá-los em seus objetivos.

Quero saber dos alunos, professores e outros interessados no conteúdo de física o que acharam da aula e quais melhorias podem ser feitas nas próximas.

Ao longo do ano vou postar mais aulas e os comentários ajudarão muito no desenvolvimento destas aulas.

Música: "Hyperfun" Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 Piano, Tube, Ukulele, Drums

Ilustrações:
Ronaldo Barata
http://www.virtualbarata.com/

Produção:
Efeito Joule www.efeitojoule.com

Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
9 comentários:
  1. alguem pode me ajuda??

    A carga eletrica do proton difere da carga eletrica do eletron apenas por sinal, ambas possuem o mesmo valor absoluto, 1,6x10(a menos 19)C. Considerando que 1A signfica 1Coulomb por segundo, qual a quantidade de eletrons que passa por uma secção reta de um condutor sólido onde ocorre uma corrente eletrica de 8 A

    ResponderExcluir
  2. mau nome é: Matheus
    Bom comecei a ter física esse ano e estou gostando muito apesar de eu estar encontrando dificuldades em algumas coisas, mas acho que isso é plenamente normal já que começei a ver tudo isso esse ano!o site tem me ajudado muito e agradeço ao autor do blog!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. o que significa posição negativa ?
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando fazer um trabalho e gostaria de pesquisar tudo aqui, mas não estou consguindo.

    ResponderExcluir
  5. Kra eu achei legal mais uq eu estou procurando ainda não achei

    ResponderExcluir
  6. Queria saber oq ée tragetória , espaço e aceleração escalar no nosso dia-a-dia =D

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um prof que não sabe explicar fisica ninguem da sala aprendu.

    ResponderExcluir
  8. Eu achava física super complicado, mas esse ano encontrei esse site e muitas das minhas dúvidas eu estou conseguindo solucionar. Adorei agradeço muito a vocês escritores do blog. Tirei 9 na prova de física. Obrigada e que o site continue sempre assim!!!

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.