Novo sistema de ensino de física

Cinemática: Trajetória, direção e sentido

Alguns conceitos básicos são de grande importância quando se vai iniciar o estudo da cinemática. Neste texto vamos estudar os conceitos de trajetória, direção e sentido.

Trajetória pode ser entendida como o caminho descrito pelo móvel. Numa trajetória devemos definir um marco zero para podermos, a partir deste marco, medir comprimentos que serão entendidos como a posição do móvel.

Para ilustrar este conceito, imagine que você pegue um ônibus em um terminal em frente a sua casa e vá até a sua escola que dista 10km do terminal. Considerando o terminal como sendo o marco zero de sua trajetória, sua posição quando chegar à escola será 10 km.

No nosso dia-a-dia estamos acostumados a atribuir o mesmo significado para as palavras direção e sentido. Na física estas duas palavras expressam significados diferentes.

Quando lançamos uma pedra verticalmente para cima, e analisamos este movimento, dizemos que a direção do movimento é vertical. Na subida o sentido do movimento é para cima e, na descida o sentido do movimento é para baixo. O mesmo ocorre quando um carro percorre uma rua horizontal. A direção do movimento do carro é horizontal e o sentido será para a esquerda ou para a direita, dependendo de para qual lado da trajetória o carro está se movendo.

As direções nem sempre são horizontais e verticais, se considerarmos um movimento circular ao invés dos retilíneos citados, a direção deste movimento será circular e o sentido poderá ser horário ou anti-horário.



Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.