Calor e Energia Térmica

No texto sobre temperatura estudamos um pouco sobre calor, energia térmica e, sobre a diferença entre calor e temperatura. Agora vamos estudar um pouco mais sobre a natureza do calor e da energia térmica.


A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico que a expressa.

Quando um corpo é colocado próximo de outro com uma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia térmica em trânsito é chamada de calor.

Lembrando que é importante saber a diferença entre calor e temperatura. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.

A energia térmica de um corpo, associada a agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.

Esta definição de calor foi demonstrada a partir dos trabalho experimentais de Benjamim Thompson e James Prescott Joule. Antes destes trabalhos, acreditava-se que um corpo mais quente possuía uma maior quantidade de um fluido chamado calorífico. Quando um corpo estava em presença de outro com temperatura diferente, o calorífico fluía do mais quente para o mais frio.

Espero que o texto tenha ajudado na compreensão dos conceitos de calor, energia térmica e temperatura. Leia também o texto sobre temperatura.



Se você gostou do blog, assine nosso Feed RSS.
Ou então, assine o Efeito Joule por e-mail.

Você também vai gostar de ler:

3 comentários:

Anônimo disse...

oi...
Me chamo Ana e eu amo muito tudo isso!!rsrsrsrsrs
pra min neste mundo tinha q só existir matemática, física e química!!!!

dair disse...

~RONALDO!
brilha muito no corinthias. . .

Anônimo disse...

Oi, queria esclarecer uma dúvida.. Aí vai a pergunta:
A temperatura de fusão do gelo sob pressao normal é chamada de que?
E a temperatura de ebulição da agua sob pressão é chamada de que?

Antes de Comentar saiba que:

1 - Seu comentário será aprovado, ou não, pelo autor do blog.

2 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.

3 - Não serão aceitos comentários anônimos. Na opção Nome/URL você pode colocar apenas seu nome. Assim, outros poderão tirar suas dúvidas.

4 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autor do blog.

5 - A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço.