Efeito Joule

Muitos dos leitores deste blog vão prestar vestibular este ano, então, preparei uma lista de blogs que irão ajudá-los nesta missão. Para enfrentar o vestibular não basta aparecer no cursinho, andar pra cima e pra baixo com um monte de livro e depois ficar na frente da TV. Se você quer mesmo ingressar em uma boa faculdade tem que estar preparado para as provas. Estudar, estudar e estudar! Esse deve ser seu mantra.

Além de estudar muito, o vestibulando deve estar antenado, por dentro do que acontece no mundo. Meu primeiro conselho é que esqueça a TV aberta (porque a cabo ainda tem utilidade) e, se você ainda não utiliza, comece a usar o Google Reader. O Reader é o leitor de RSS (clique aqui para saber mais sobre RSS) que eu utilizo, com ele posso acompanhar mais de 50 blogs sem precisar ficar pulando de blog em blog.


Com esta lista de blogs, além de estudar um pouco mais, poderão acompanhar o que está rolando no mundo e nos bastidores da ciência. Agora é só preparar o leitor e adicionar:


Lablogatórios
Como eles mesmo dizem, o Lablogatórios “é mais do que um condomínio de blogs de Ciências. É o fruto dos sonhos e aspirações de dois cientistas aprendizes.” São vários blogs com conteúdo de grande qualidade.



Aprendendo Física
O Aprendendo Física é mais uma ótima ferramenta para estudar Física.



História da Medicina
Para aqueles da área de saúde e, para os todos os outros que gostam de ir além do livro de biologia!



Glúon
Um ótimo blog de Luís Brudna.



Vivo Verde
Como nas palavras da Daiane: “Este Blog é destinado a todo e qualquer assunto de termos ambientais, seja ele voltado ao solo, mineração, vegetação, saneamento, hidrologia, geoprocessamento, meteorologia e mudanças climáticas, resíduos Sólidos, poluição, desmatamento dentre outros.”



O Biscoito Fino e a Massa
Um blog que acabei de conhecer mas já está na minha lista de melhores.



Ensino de Química
Um blog da amiga Alcione. Ótimo para estudar química!



Atlas
Mais um ótimo blog de ciência.



Laudas Críticas
Para quem gosta de jornalismo, ciência, meio ambiente, a literatura e a filosofia.



Xis – Xis
Um blog de Isis Nóbile: “Em princípio, as fêmeas são XX e os machos XY. Além dessa discreta diferença, nós, mulheres, possuímos alguns bilhões de neurônios a menos. Nada de muito importante, já que nossas ligações cerebrais são imensamente mais eficientes que as deles. Também somos cheirosas, aplicadas e não precisamos mais dos homens para nos reproduzir. Então, vou provar que ciência é coisa de mulher. Que é fácil. E, ainda por cima, muito atraente.”

Depois dessa apresentação, só podemos nos curvar! rss


Vi o mundo
Como eu falei para vocês esquecerem a TV aberta, este é o blog que você vai ler todos os dias e saber o que realmente acontece no mundo.



Espero que gostem da lista e, quem desejar, pode deixar comentário com outros blogs.

20 respostas

  1. Olá! Obrigada pelas dicas. Gostaria de recomendar também o meu blog, que é um projeto sobre o estudo autodidata, tem muitas dicas úteis acumuladas em alguns anos de experiência.

    é o vidadadeautodidata.wordpress.com

  2. livrodavidacombiamello.blogspot.com.br/ Olá esse é o meu mais novo blog que tem como finalidade compartilhar os pensamentos e as batalhas diárias da vida de um vestibulando, está no início, porém, espero que gostem 😀 beijos Bia Mello

  3. Um bom material em videos aulas em dvd tambem é muito valiosa para quem vai prestar vestibuala e o enem vc estudo em casa na hora que vc quer, indico o vestibulando digital
    reidocurso.com.br

  4. Este blog aqui também é de grande ajuda para os vestibulandos

    vestibularsemcomplicar.blogspot.com.br/2012/09/4-razoes-para-um-estudante-ter-um-ipad.html

  5. Gostei muito dessa lista vai ver ótima pros meus estudos e pra eu fazer contato com outrso blogueiros, já que estou começando nesse meio também
    Valeu…
    vai meu link:
    vidadevestibulanda.blogspot.com/

  6. muito bom essas dicas de sites.valeu mesmo.irei ler um por um.

    parabens por compartilhar o seu conhecimento.

    tambem tenho um blog muito interessante de filosofia.

    para quem se interessar, tai:

  7. Olá! Criei um blog para os meus alunos de um Pré-Vestibular Social. Lá, coloco dicas para vestibular e, principalmente,DEPOIMENTOS de vestibulandos. Gostaria de divulgar nosso blog para ter comentários de outras pessoas nos posts deles e os incentivá-los. Obrigada.
    vestibulandodahora.blogspot.com

  8. Olá,

    Meu nome é Ariany, eu represento o Blog Vestibular, da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
    Visitei os demais Blogs que você aconselhou para um auxílio no vestibular e achei que a postagem é muito construtiva.
    Parabenizo-o pelas informações oferecidas e aroveito para convidá-lo a conhecer e opinar num ambiente repleto de informações sobre educação: blogvestibularfecap.blogspot.com/

    Conto com a sua visita!
    Até mais!

  9. Esse link do wikidot não tem mais nada, só redireciona agora. Um wiki provou ser muito cheio de limitações para apresentar as questões, agora adotei um blog mesmo.

    apostiladigital.orgfree.com/wordpress

  10. Oi tudo bem?

    Meu Nome é Mateus e eu sou estudante do Colégio da Policia Militar de Goias- Unidade Dr. Cezar Toledo… e eu e meus colegas criamos um blog para discutir sobre o vestibular com o apoio de todos da escola… Eu queria saber se o senhor Poderia Fazer uma parceria entre o meu blog e o seu, afim de nos dois crescermos juntos.

    Muito Obrigado pela atenção…

    Meu email para contato:

    matdiversos[at]hotmail.com

    Endereço do meu Blog:

    vestibulandos-cpmg.blogspot.com/

  11. sou joelmo gostei muito da preocupação que tens em passar o que aprendeste, muito bom, Deus te abencoe meu irmão. continue sempre assim. obrigado

  12. Meu filho… como é que você nem avisa isto? ha ha ha!

    Muito obrigada pela indicação aí! Fiquei muito contente, ainda mais pela forma como achei* pelo Google rs 🙂

    aeh .. Muito obrigada mesmo

    sucesso sempre 🙂

  13. Opa!

    Faltou citar o Efeito Joule, que está com uma ótima série de conceitos físicos útil para vestibulandos!

    PS: Obrigado por citar o aprendendofiisca 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *