Efeito Joule

Uma explosão é caracterizada pelo rápido aumento de volume e grande liberação de energia. Será que isso pode acontecer quando aquecemos água no forno de microondas?


O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética de vibração das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo. Para saber mais leia “como funciona o forno de microondas”.


A resposta para nossa pergunta é sim, não é muito comum mas uma pequena explosão pode acontecer e pode machucar quem estiver manuseando a água. O que acontece é o seguinte:


Quando utilizamos o fogão para aquecer a água, normalmente utilizamos panelas com superfícies de alta rugosidade, comparadas com os recipientes que utilizamos no forno de microondas. Essa é a grande diferença!


As imperfeições da panela e as impurezas que ali se encontram ajudam na formação de bolhas de vapor quando a água atinge sua temperatura de ebulição, que ao nível do mar é 100 oC. Já nos recipientes utilizados no forno de microondas essas imperfeições são geralmente menores, diminuindo também as impurezas. Assim a formação de bolhas de vapor pode ser adiada.


Outro fator que contribui para a tal explosão é que no forno de microondas o recipiente não esquenta tanto como a água. O calor é transmitido por condução da água para o recipiente, assim, a água pode ficar com uma temperatura maior no centro e menor nas regiões próximas do recipiente o que também pode dificultar o aparecimento das bolhas, que deveriam se formar nessa região.


Bem, já que a formação de bolhas de vapor é adiada por estes fatores, a água pode chegar a temperaturas superiores a do seu ponto de ebulição, e não evaporar. Logo, quando for colocado algum objeto (colher, por exemplo) ou alguma substância (café, açúcar) na superfície da água as bolhas de vapor vão surgir repentinamente, aumentando rapidamente o volume e liberando a energia acumulada. A água explode!
Vejam os dois vídeos que encontrei sobre o assunto:

9 respostas

  1. Muito bom!!

    Sou formada em Física e este blog é uma grande contribuição para os alunos hoje em dia, pois a Internet já faz parte da rotina da maioria. Encontrar um blog assim torna muito mais atraente a Física e estreita a distância entre o conhecimento e o aluno. Meus parabéns e ótimo seu artigo!

  2. Olá Vanks! Sou fã do seu blog, pois amo física e um pouco de química (um complementa outro).

    Não sei se assistia, mas lembra do “Mundo de Beakman”? Aquilo que era programa para crianças né? Você me inspirou a publicar em meu blog minhas invenções eletrônicas e estudos da física…rs

    Abraços Vanks!
    Jhonny (Blog do Palito)…:D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *