Energia solar

A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

energia solar
A energia solar pode ser utilizada de várias maneiras. Como é uma fonte de energia limpa e renovável devemos priorizar sua utilização. É uma das alternativas energéticas mais importantes para os próximos anos, pois as fontes de energia não renováveis estão cada vez mais caras e sua utilização está acabando com o meio ambiente.

A quantidade de energia solar que alcança a Terra é, em média, igual a 1,94 cal/cm2 por minuto, este valor é chamado de constante solar. Esta energia pode ser captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. Também podemos utilizar esta energia para aquecer a água em residências, para o banho, piscinas e até mesmo em processos industriais, fazendo uso de aquecedores solares. A energia solar representa uma grande economia no consumo de energia elétrica e de combustíveis.


Ilustração do amigo Tainan Rocha. Para conferir esta e outras belas ilustrações é só visitar o blog do Ilustrador.

Sem dúvidas a maior vantagem na utilização da energia solar é a não poluição durante seu uso. Também é importante lembrar que as tecnologias envolvidas na captação de energia solar estão evoluindo e se tornando mais baratas, possibilitando seu uso em maior escala.
Uma das desvantagens na utilização da energia solar é a variação de quantidade de acordo com a situação climática. Outra importante, é que as formas de armazenamento são pouco eficientes quando comparadas com a energia elétrica e outras.

Na verdade a energia das hidroelétricas também tem origem solar. A água do mar é aquecida pelo sol e após a precipitação de água no estado líquido novamente em locais mais altos, resumindo um processo que podemos estudar mais tarde, utilizamos a energia potencial acumulada para girar as turmas. A energia que utilizamos quando queimamos combustíveis minerais, também tem origem no sol, já que as plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese e assim essa energia vai se transformando. A energia eólica também tem origem solar, pois o vento surge com o aquecimento das massas de ar provocando as correntes de convecção. Assim, percebemos o quão importante é a energia solar para nossa sobrevivência.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre a utilização da energia solar:




Para saber mais:

Temperatura e calor
Calor e energia térmica
Calorias e quantidade de calor
Fontes de energia