Como funciona o Forno de Microondas?

O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.


O Forno de microondas foi inventado pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer e começou a ser utilizada em 1946.


O componente mais importante do forno de microondas é o magnetron, um equipamento que utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético. Vimos este fenômeno no estudo do dínamo, campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso.


As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma freqüência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.


O corpo humano é constituído em sua grande parte por água, então devemos lembrar alguns cuidados com o forno microondas. O mais importante é ter certeza que a radiação não está vazando, pois pode ser bem prejudicial. Apesar do aparelho ser blindado, ou seja, ele é projetado para que as ondas eletromagnéticas não atravessem suas paredes, é importante fazer alguns testes quando se tem a dúvida. Para isso coloque uma laranja na parte de cima do forno microondas quando for utilizá-lo, faça isso colocando a fruta próxima a porta também e deixe-a por um tempo. Se a fruta apresentar alterações (como por exemplo partes com aspecto queimado ou ferido) significa que seu forno microondas está vazando.


9 comentários:
  1. Muito legal!
    Hoje em dia é complicado ficar sem microondas. Êh preguiça... hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. veja no nosso blog como voce pode determinar a velocidae da luz usando um forno de microondas.
    http://iniciacaocientificajr.blogspot.com/
    um abraço e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Vanks!

    Você tá bem?

    Me ajuda! Preciso dessa informação para apresentar meu tcc (02/12).
    A água tem uma superfície, por isso que tem uns insetos que conseguem pousar em cima da água... Por isso que quando a água esquenta na panela, a panela tem microfuros que quebram essa resistência.... Por isso que quando a água esquenta no microondas não temos como quebrar essa resistência e ela "explode"...

    É uma lei da física que você explicou na sala, me relembra, por favor?

    Beijos....

    Manda beijo pra minha vizinha de nome mais lindo!

    esqueci isso, me manda uma explicacação, por favor....


    Bruna

    ResponderExcluir
  4. OI GOSTARIA DE SABER SE COM A ACELERAÇÃO DAS PARTICULAS NAO ALTERA A ANGULO DA MOLECULA DA AGUA ? E ISSO E PREJUDICIAL A LONGO PRAZO? LUJANIS/MG.

    ResponderExcluir
  5. nuss vcs salvaram minha vida hehehehe
    meu professor de eletricidade andou fazendu essas perguntasss

    felicidadesss

    ResponderExcluir
  6. comprei o meu dia 09-o5-o9 com apenas 15 dia de uso ja estorou um prato marca cororex em 15 sengundos,ele tambem da auguns estouro e normal?

    ResponderExcluir
  7. Também já ouvi falar do teste do celular, onde se coloca o celular dentro do microondas e se fecha a porta, aí se espera alguns segundos, depois disso liga para o celular, se ele tocar, quer dizer qe o sinal esta entrando, ou seja, que há um vazamento!

    ResponderExcluir
  8. "ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos" e "As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas". A partir dessas duas frases eu te faço uma pergunta: se eu colocar um copo de vidro vazio no microondas, ele não vai esquentar? Se sim... Porque?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Sr.Vinicius Celeste, se o copo vai esquentar ou não é só fazer o teste.
    Microondas é para coisas práticas do dia-a-dia e não equipamento de laboratório para experiencias escolares.
    Monteiro-14/07/2013

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.