O que é, e por que fazer o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este exame é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

No ano de 2008 já foram 1,2 milhões de inscrições apenas pela internet. São milhões de estudantes que vão realizar a prova em todo o Brasil, no dia 31 de agosto. 

O exame, com duração de cinco horas, é constituído de 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, onde serão testados os conhecimentos do aluno em 21 habilidades e cinco competências:

1) dominar linguagens
2) compreender e interpretar fenômenos
3) solucionar problemas
4) construir argumentação
5) elaborar propostas

Por que fazer o Enem?


Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país.

Algumas das universidades que utilizam o Enem em seus processos seletivos:

USP (Universidade de São Paulo) - Fuvest
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) - Convest
Unesp (Universidade Estadual Paulista) - Vunesp
Unifesp (universidade federal de São Paulo) - Vestibular Unifesp

Novo ENEM

O ENEM sofreu várias alterações e você pode conferir estas mudanças no blog História Digital do amigo professor Michel.


Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
11 comentários:
  1. Pois é, já fazem quase 5 anos que fiz esta prova do ENEM, e sinceramente ... não creio que avalie alguem não.... tive que fazer em uma cidade bem distante da minha, já cheguei no local cansada e naquela época ... não sei agora, eram questões enormes... que quando chegou no meio da prova já nem estava mais com coragem de responder o resto... acabei chutando o resto.

    Acabei que passei um semestre depois em uma Universidade Federal e com certeza não foi por mérito do ENEM...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. tipo, eu tô meio por fora desses assuntos :S eu queria saber na verdade se é necessário fazer o pss agora com a existência do eném? eu tô no 1º ano, no caso eu so vou fazer no 3º logico ne o.o' dai queria saber se mesmo assim agora no fim do ano eu preciso fazer o pss 1. Alguém me responde, please! ):

    ResponderExcluir
  3. quero saber se quem é aprovado no Enem está dispensado de fazer o vestibular , ou melhor se ingressa na Faculdade direto sem o vestibular

    ResponderExcluir
  4. São processos excludentes , porque não tem vagas para todos , não teria que ter traalho para todo mundo , nao seria o certo ? Porque não será que não tem trabalho para todos ?Só muda a receita do bolo , a sociedade não se organiza e exclui , ai fica alunos estudiosos contra estudiosos e vira uma "carnificína" por vagas tem a máfia dos pré-vestibulares só para sugar ainda mais o dinheiro do povo.Afinal se tivesse vagas para todos não teria processos seletivos . O governo em meio de tanta corrupçao nao investe em criar novas faculdades mas apertar ainda mais oo funil de seleção.

    ResponderExcluir
  5. thays .. eu acho assim, se eu estudo em uma escola publica,e tenho concorrentes para fazer a prova do enem, que estuda em escolas privadas , concerteza eles terão mais chances que eu, pois nâo é que nâo estude mais que eu e sim os estudos deles são mais puxados que os nossos! apesar de que nâo temos todas as aulas,fora as greves e outros empreensados dos fériados!

    ResponderExcluir
  6. em paises desenvolvidos, o governo da uma ajuda de custo, um incentivo para seus jovens se formarem e retribuir no futuro para sua patria.
    no brasil ele retira o dinheiro dos coitados com essas tachas de inscrição e falsas promessas, porque o governo não copia coisas positivas deles?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de sugerir esse site...quanto ao assunto "Enem", não tem espaço mais completo!!!

    ResponderExcluir
  8. Se fui formado no ensino médio ou segundo grau na década de 80 posso participar do ENEM atualmente?
    Terei a oportunidade de entrar no PROUNI ou SISU? Obrigado pela resposta!

    ResponderExcluir
  9. quais são os criterios de avaliações

    ResponderExcluir
  10. Mais universidades em todo o país é o que resolveria o problema;;;

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.