James Prescott Joule

James Prescott Joule nasceu em dezembro de 1818, em Salford, Inglaterra. Era filho de um importante cervejeiro de Manchester, e sempre manifestou interesse pelas máquinas e pela Física. Joule teve contato com grandes físicos como John Dalton que lhe ensinou ciências e matemática.

Joule estudou a natureza da corrente elétrica. Após inúmeros experimentos ele descobriu que, quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre uma transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule (que dá nome a este blog) em sua homenagem.


Interessado pelo estudo do calor, Joule também realizou vários experimentos nesta área, estes o ajudaram a determinar uma relação para a equivalência entre o trabalho mecânico e o calor. O que ajudou na formulação da teoria da conservação da energia (Primeira Lei da Termodinâmica), contribuição que impulsionou o estudo da termodinâmica.


Ele trabalhou com o Físico William Thomson (Lord Kelvin) realizando experimentos termodiâmicos. Juntos chegaram ao efeito Joule-Thomson que relaciona a temperatura e o volume de um gás.

Na época suas teorias eram bem polemicas, pois, acreditava-se que o calor era um fluido chamado “calórico”. Joule propôs uma mudança neste conceito dizendo que, o calor era na verdade uma das formas da energia e que estava ligado ao estado de agitação das moléculas.

A própria ciência sofria várias mudanças. Uma delas diz respeito a responsabilidade social da ciência, foi nesta época que o homem percebeu que a ciência não é apenas uma forma de organização do conhecimento. Outra mudança importante foi com relação a visão do homem em relação a natureza. Antes a ciência se preocupava em explorar a constituição da natureza, mas nesta época, o homem percebeu que podia extrair energia da natureza e transformá-la. Começamos, então, a dominar as fontes de energia da natureza, o vento, a água, o vapor... etc. Todas estas mudanças fazem parte da Revolução Industrial.

A unidade de medida joule (J).

O joule, que tem como símbolo a letra J, é a unidade de medida de energia e trabalho no sistema internacional de unidades. As experiências e, grandes contribuições de James Joule para a Física trouxeram-lhe reconhecimento. Joule morreu em outubro de 1889 em Sale, Inglaterra, e após sua morte, foi feita esta homenagem.

Um joule pode ser definido como, o trabalho necessário para exercer uma força de um newton por uma distância de um metro (N.m). Outra definição para joule é, o trabalho realizado para produzir um watt de energia durante um segundo (W.s).



Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
15 comentários:
  1. Aee muito bom eu achei em poucas palavras mto conteudo..e vai me ajudar mto no meu trabalho de fisica...mto obrigado o site foi mto ultil para mim.

    Abraços

    viva a Ciencias shuahsuhsus

    \o/

    BreninhuuUu

    ResponderExcluir
  2. Ooooo, vaaleu!
    Entendi mais aqui, lendo, do que com o meu professor
    passando esqueminha =P

    kkkkkkkkkkk
    Parabéns!
    \0/

    ResponderExcluir
  3. Isabella Marrie Swan10 de junho de 2009 01:13

    Parabéns, muito conteúdo em poucas palavras.
    A única coisa que faltou falar foi que ele se casou e teve filhos.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obg eu Tavaa Presisandoo muuito!

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse site,parabens pelo criador oucriadores.

    ResponderExcluir
  6. eu de novo esse site é demais consegui aprende muito e me ajudou muito com meu trabalho.
    muito obrigada
    até

    ResponderExcluir
  7. nossa esse saite é d++++++++.
    para quem quer estudar tudo explicadinho ,é ótimo.

    ResponderExcluir
  8. é muito bom em pouca palavra sabe tudo

    ResponderExcluir
  9. muito bom vai me ajudar muito no meu trabalho porque nenhum outro site me explicou tão bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!obrigado

    ResponderExcluir
  10. obrigada, foi muito util para o meu trabalho de fq ! beijo ahah

    ResponderExcluir
  11. bah!!! muito bom
    aki eu aprendi em 10 minutos
    oq eu nao aprende em 3 aulas da professora
    muito bom mesmo pena q nao sao todos os blogs assim
    valeu fera!!
    abraço se cuide ai.....

    ResponderExcluir
  12. valeu serviu pra fazer meu trabalho de fisica

    ResponderExcluir
  13. muito bom !
    parabéns

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.