Exercício resolvido: Ondulatória 01

Exercício de Física do vestibular da UNESP 2005. Prova de conhecimentos gerais, questão que exige conhecimentos de ondulatória.


(VUNESP 2005) Uma pequena esfera suspensa por uma mola executa movimento harmônico simples na direção vertical. Sempre que o comprimento da mola é máximo, a esfera toca levemente a superfície de um líquido em um grande recipiente, gerando uma onda que se propaga com velocidade de 20 cm/s. Se a distância entre as cristas da onda for 5,0cm, a freqüência de oscilação da esfera será:
a) 0,5Hz.
b) 1,0Hz.
c) 2,0Hz.
d) 2,5Hz.
e) 4,0Hz.

Resolução
A onda gerada no líquido pelo movimento da esfera tem a mesma freqüência desse movimento. A distância entre duas cristas sucessivas caracteriza o comprimento de onda do movimento ondulatório igual a 5,0cm. Logo, pela equação fundamental da ondulatória, temos:
Obtendo como resposta a alternativa E.

Voltar para Exercícios Resolvidos


Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
6 comentários:
  1. Gostei, boa questão.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o site! A questão foi bem resolvida e espero voltar aqui mais vezes para desfazer minhas dúvidas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. amei tirou mitas duvidas esssa questão espero q poste mais questoes como essa

    ResponderExcluir
  4. nao consegui enterder direito S: poderia estar melhor explicado.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.