Efeito Joule

Antes de iniciar o estudo de alguma teoria Física, é importante entender alguns conceitos básicos e fundamentais. Por isso, inicio hoje uma série de textos de Introdução à Física. Percebo que muitos alunos acabam não avançando nos estudos, e por isso não passam no vestibular, por não terem contato com estes conceitos. Neste primeiro texto vamos estudar as unidades e a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI).

No nosso dia-a-dia expressamos quantidades ou grandezas em termos de outras unidades que nos servem de padrão. Um bom exemplo é quando vamos à padaria e compramos 2 litros de leite ou 400g de queijo. Na Física é de extrema importância a utilização correta das unidades de medida.

Existe mais de uma unidade para a mesma grandeza, por exemplo, 1metro é o mesmo que 100 centímetros ou 0,001 quilômetro. Em alguns países é mais comum a utilização de graus Fahrenheit (°F) ao invés de graus Celsius (°C) como no Brasil. Isso porque, como não existia um padrão para as unidades, cada pesquisador ou profissional utilizava o padrão que considerava melhor.

O grande problema estava nas comunicações internacionais. Como poderia haver um acordo quando não se falava a mesma língua? Para resolver este problema, a Co
nferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) criou o Sistema Internacional de Unidades (SI).

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um conjunto de definições,
ou sistema de unidades, que tem como objetivo uniformizar as medições. Na 14ª CGPM foi acordado que no Sistema Internacional teria apen
as uma unidade para cada grandeza. No Sistema Internacional de Unidades (SI) existem sete unidades básicas que podem ser utilizadas para derivar todas as outras. Estas sete unidades básicas são:

Novos padrões para as unidades de medidas

Sistema internacional de unidades
Ilustração do amigo @tainanilustra

Na 26ª. Conferência Geral de Pesos e Medidas realizada em Versalhes, os 60 Estados membros votaram por redefinir o quilograma. Até então, por definição, o quilograma tinha a massa do Protótipo Internacional do Quilograma (IPK, na sigla em inglês), um cilindro de platino-irídio guardado no Pavilhão de Breteuil em Paris. Agora a unidade de massa não é mais definida por esse objeto físico, e sim por um valor derivado de uma constante da natureza.
Desde 20 de maio de 2019, aniversário do Tratado do Metro de 1857, a unidade de massa é definida utilizando-se para isso a constante de Planck (h = 6,62 × 10−34 m2 kg/s), um número que descreve os pacotes de energia emitidos em forma de radiação. Com a ajuda de um aparelho chamado balança de watt podem-se calibrar padrões do quilograma, já que o valor da constante de Planck é conhecido.
Para a definição do metro também é utilizada uma constante da natureza, a velocidade da luz no vácuo (299 792 458 m / s). O metro é definido como sendo a distância percorrida pela luz em 1/299.792.458 segundo.
O Kelvin (unidade de temperatura) é definido pela constante de Bolstzmann (k). O ampere (unidade da corrente elétrica) é medido a partir da carga elementar (e), carga elétrica de um próton, e o mol (quantidade de substância) depende da constante de Avogadro.

Exercício que envolve conhecimentos do SI:

Sempre posto conteúdo novo aqui no blog e nas redes sociais, então me segue no Instagram para ver as novidades e participar de sorteios @vanksestevao

24 respostas

  1. Até o final do século XVIII, todos os sistemas de medidas existentes entre os povos eram consuetudinários, ou seja, baseados nos costumes e nas tradições. Os padrões utilizados para medir eram arbitrárias e imprecisas, como por exemplo aqueles baseados nas partes do corpo humano – palma da mão, polegada, braço, polegada, côvado, – e utensílios de uso quotidiano, como cuias e vasilhas. O Sistema Internacional de Unidades existe como solução desta arbitrariedade, no entanto, muitos que se dedicam a comercio, estudo e outros, não utilizam o SI com eficiencia. Por exemplo é vergonhoso hoje, em pleino sec. XXI, ouvirmos pessoas a dizer que a temperatura do dia seja igual a 32 grau centígrado, ao invez de 32 grau Celsius.

  2. olá boa tarde,eu sou Anthony,e gostaria de saber qual o objetivo do Sistema Internacional de Unidade(SI)quais as grandezas? e as respectivas unidades de medidas que compõe este sistema? aguardo resposta urgente se possível,Obg.

  3. Gostaria de parabenizar o autor do blog.
    ate agora foi o mas abrangente q encontrei sobre oq procuro. como ja foi falado antes,sinto falta de exemplos e exercícios.
    grande beijo e sucesso!!

  4. poderia,ter exemplos, exercicios, ajudaria muito mais………

    Mais tb gostei, a explicação me ajudou muitissimo,ñ se esqueça de fota o q eu disse q esta fautando……..

    valeu gente:-)

  5. oi lindo deixa eu te explicar algo como eu tranformo essas Unidades tem alguma formula ou não ou tem alguma tecnica Olha quando ppuder me responder deixe uma mensagem no meu Email ta beijos e obrigado .

    Emai-l Joiaboladona[at]hotmail.com
    Joice Jacques .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *