Efeitos da corrente elétrica no corpo humano

Efeitos da corrente elétrica no corpo humano

A corrente elétrica pode ser fatal para o ser humano e, existem vários cuidados que devemos tomar a fim de evitar os efeitos da corrente elétrica que descreverei aqui. Assim, antes de qualquer contato com eletricidade devemos saber quais são estes cuidados.

As lesões que as pessoas podem sofrer são diversas entre elas vamos ressaltar as quedas provocadas pelo choque, queimaduras e por fim a eletrocussão que é a morte causada por corrente elétrica.

Os efeitos que a corrente elétrica pode causar no corpo humano dependem de vários fatores, os mais expressivos são: O trajeto que a corrente elétrica perfaz no corpo humano e a intensidade da corrente. Além destes fatores devemos saber como a pessoa entrou em contato com a corrente elétrica, separei três maneiras e vamos utilizá-las para organizar nossa analise, as maneiras são: atingida por um raio, contato com um corpo eletrizado e contato com circuito energizado.

1 - Quando um ser humano é atingido por um raio ele recebe uma grande descarga de energia. A corrente elétrica provoca graves queimaduras, lesa os tecidos nervosos e cerebrais, contrai os músculos, provoca coágulos, e pode paralisar a respiração. Neste caso, podem ocorrer queimaduras graves ou até mesmo a eletrocussão.

Esta descarga elétrica é causada por uma diferença de potencial entre a atmosfera e a superfície da terra, esta descarga acontece em pontos onde distância entre as partes for menor. Por isso não devemos ficar próximos de árvores quando esta chovendo.

2 - No contato com corpo eletrizado a pessoa recebe um choque de pequena duração. Na maioria das vezes este choque apenas causa um pequeno desconforto, mas, dependendo da intensidade da corrente, pode causar algumas queimaduras. Isso pode se agravar se o corpo estiver molhado. A nossa pele é um bom isolante quando está seca, mas essa resistência cai muito quando molhada, assim, ao passar pelo corpo humano molhado a corrente elétrica causa graves queimaduras.

Muitos são os relatos de pessoas que recebem um choque ao sair do carro e encosta na lataria, ou quando estão chegando em casa e pegam num portão de metal. Isso ocorre porque estes corpos estão eletrizados e parte das cargas elétricas é transferida para o corpo da pessoa.

3 – O contato por circuito energizado é o mais comum no nosso dia-a-dia e, todas as lesões mencionadas acima podem ocorrer neste caso.

Dependendo do percurso da corrente no corpo humano ela pode causar muitas lesões e até a morte. Nosso corpo conduz eletricidade e dependendo do percurso da corrente elétrica, a resistência do corpo pode mudar, trazendo com isso mudanças na intensidade da corrente. Quanto maior a intensidade da corrente elétrica mais grave será a lesão, ou lesões que a pessoa terá. As lesões no organismo humano também se agravam quando a corrente elétrica passa por órgãos vitais, fazendo com que eles parem, na grande maioria dos casos, causando a morte.

Quando uma pessoa recebe este choque, seus músculos são contraídos e ela pode ficar presa no condutor da corrente elétrica, aumentando o tempo de contato e agravando as lesões.

Este tipo de choque pode matar a pessoa imediatamente, deixá-la inconsciente ou provocar uma queda onde as lesões também poderão ser graves. Muitas pessoas morrem ao tentar cortar galhos de árvores que estão perto de instalações elétricas.

Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
19 comentários:
  1. sou estudante de eletrotecnica e gostei demais do conteúdo de vcs

    ResponderExcluir
  2. Nira, legal que você gostou! volte quando puder e aceito sugestões.

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  3. Como o carro e o portão se tornam corpos eletrizados? Minha mãe vive levando esses choques e quer entender como ocorrem. Desde já obrigado. Jorge.

    ResponderExcluir
  4. Vanks, gostaria de saber se a informação de que pessoas foram eletrocutadas tocando em árvores procede?
    é que estou pesquisando muito, meu principal interesse é saber se um galho de árvore que toca em um fio descapado pode transmitir uma carga eletrica que seja fatal ou mesmo provoque choque.
    é que em outro artigo que encontrei, o autor comenta que raios são descargas eletricas tão estupendas, que podem até mesmo fazer com que árvores sirvam de condutor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem elaborado!!!

    ResponderExcluir
  6. faleu... to fazendo um trabalho sobre isso...

    bejim...

    Delmara

    ResponderExcluir
  7. Sobre a pergunta de como o carro fica eletrizado:

    A eletrização do carro ocorre devido ao atrito com o ar, num fenômeno semelhante ao que ocorre quando passamos um pente nos cabelos e aproximamos de pequenos pedaços de papel. Isto ocorre porque materiais com diferentes propriedades liberam ou recebem elátrons quando fricnionados, deixando-os carregados.

    Como o carro está sobre os pneus, que são isolantes, a carga acumulada vai se armazenando na lataria sem poder escoar para a terra. Quando alguém toca na lataria, forma um caminho condutor através do qual a corrente é aterrada, daí o choque.

    Em alguns casos, esse tipo de eletrização pode ser perigosa, como por exemplo em caminhões que transportam combustível. Neste casos, geralmente existe uma corrente pendurada na carroceria para que a carga seja aterrada. É outros pontos de aterramento para serem utilizados quando o combustível está sendo entregue nos postos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    faleu... to fazendo um trabalho sobre isso...

    [2]

    xD

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se é possivel a pessoa passar descarga elétrica para outra pessoa, somente com um toque quase que bem superficial, caso positivo porque ocorre isto?

    ResponderExcluir
  10. parabens era tudo que precisava saber sobre efeitos da eletricidade no corpo humano obrigado

    ResponderExcluir
  11. Um conteúdo mt importante pois ajuda a compreender os perigos da eletricidade sou estudante de eletrotécnica adoro coisas relacinadas a eletricidade ;)

    ResponderExcluir
  12. Queria saber se é verdade quando estiver chovendo se uma pessoa estiver com as pernas juntas ou cruzadas pode evitar de levar um choque se estiver relâmpiando?

    ResponderExcluir
  13. Me ajudou muito na minha pesquisa escolar, obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Porque o corpo molhado o choque e mais forte?

    ResponderExcluir
  15. o que é corrente alternada?

    ResponderExcluir
  16. o que é corrente alternada?

    ResponderExcluir
  17. Um corpo entra em contato com uma alta voltagem ..mas o corpo não possui nenhum tipo de terra.a pessoa leva choque?

    ResponderExcluir
  18. Beatriz...o corpo molhado cuduz mais eletricidade. Pois a agua é um condutor

    ResponderExcluir
  19. Gustavo..em caso de tempestade..o mais correto é se abrigar em um local fechado..
    Se estiver longe..procure náo ficar de baixo de arvores..o melhor a se fazer..é se ajuelhar e esperar

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.