Efeito Joule

Agora vamos falar um pouso sobre a relação entre a resistência elétrica e as dimensões do condutor. Esta relação foi estudada por um grupo de cientistas que realizaram vários experimentos de eletricidade. Muitos destes experimentos estavam relacionados à resistência elétrica, e nestes, verificou-se que a resistência (R) de um resistor é diretamente proporcional ao comprimento (l) do resistor, inversamente proporcional à área da secção transversal (A) e depende do material do qual o resistor é feito.


Considerando os resistores como sendo fios, podemos simplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica.

Observe a ilustração:

Temos um resistor representado por um fio de comprimento l e secção transversal de área A (constante).
A partir dos experimentos podemos afirmar que:
1) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material, e com a mesma área de secção transversal, o primeiro com comprimento l e o segundo com comprimento 2l. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente 2R.
2) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material , e com o mesmo comprimento, o primeiro com área de secção transversal A e o segundo com área de secção transversal 2A. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente R/2.
A relação entre resistência elétrica e as dimensões do condutor é escrita na forma:


A resistividade é uma característica do material com que é feito o resistor.



12 respostas

  1. ..Boa noite equipe! Show de bola e parabéns ao(s) professor(res) pela explicação.
    grato.,Att., Marcos Antonio, estudante

  2. esplica bem melhor que no meu livro de física e também acho que falta alguns exercícios mas essa explicação vai ser de muita importância nas minhas aulas e nas minhas provas vlw.
    yago braga RERIUTABA-CE

  3. pow mtu bom o artigo!!! gostei mesmo, e éh super fácil de entender!parabéns ao(s) autor(es)!!!Se todos o Artigos de Eletronica fossem assim,ao menos à princípio,teríamos pessoas mais capacitadas para lidar com as deificuldades tecnológicas no cotidiano!!!

  4. ola gostaria de saber como eu posso fazer os calculos de uma lampada normal por ex como calcular o filamento de dentro a resistencia,potencia,corrente e quantidade de gas nela desde ja agradeço a atencao

  5. Desculpa, mas o problema dos autores do site é exatamente o que as pessoas cobram mais: EXERCÍCIOS, mas vocês estão de parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *