Por que fazer uma faculdade?

Por que a faculdade é tão importante para algumas pessoas? Por que meu pai quer que eu faça faculdade? Você já parou para responder estas perguntas? Se ainda não, este é o momento. Como vimos no texto anterior, o vestibular é um momento muito importante em sua vida, mas, também é o início de um novo ciclo. Para saber qual é o melhor caminho a percorrer, você deve pensar no seu projeto de vida.

O que você espera fazendo um curso universitário, e o que ele pode te proporcionar? Muitos jovens entram na faculdade pensando que logo no 1º semestre vão conseguir um emprego na área. Neste caso, seria melhor ter escolhido um curso profissionalizante ou técnico, onde a entrada para o mercado de trabalho é mais rápida. Um curso universitário é um projeto em longo prazo, não se pode entrar na faculdade buscando retorno rápido.

Muitos também ingressam em uma faculdade e após um ano de estudo, acabam percebendo que não era o que imaginavam. Trocam de curso e às vezes essa segunda opção também não foi bem pensada. Então, como escolher o melhor caminho?

Para responder a esta pergunta você deve pensar no que deseja para sua vida. Conhecer suas habilidades, qualidades e preferências. Assim, chegar a um nível de autoconhecimento que reflita suas verdadeiras necessidades, desejos e projetos.

Escreva em uma agenda ou caderno, uma lista de possíveis caminhos. Depois, procure informações sobre estes caminhos, informações sobre as faculdades, as escolas, os cursos, as profissões. Procure profissionais de cada área, visite as faculdades, se possível assista uma aula. Isso vai te ajudar a se projetar neste caminho, perceber então, se ele é bom pra você. Desta maneira vai saber se um curso universitário é o que você realmente deseja.


Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.