Efeito Joule

Por que a faculdade é tão importante para algumas pessoas? Por que meu pai quer que eu faça faculdade? Você já parou para responder estas perguntas? Se ainda não, este é o momento. Como vimos no texto anterior, o vestibular é um momento muito importante em sua vida, mas, também é o início de um novo ciclo. Para saber qual é o melhor caminho a percorrer, você deve pensar no seu projeto de vida.
O que você espera fazendo um curso universitário, e o que ele pode te proporcionar? Muitos jovens entram na faculdade pensando que logo no 1º semestre vão conseguir um emprego na área. Neste caso, seria melhor ter escolhido um curso profissionalizante ou técnico, onde a entrada para o mercado de trabalho é mais rápida. Um curso universitário é um projeto em longo prazo, não se pode entrar na faculdade buscando retorno rápido.
Muitos também ingressam em uma faculdade e após um ano de estudo, acabam percebendo que não era o que imaginavam. Trocam de curso e às vezes essa segunda opção também não foi bem pensada. Então, como escolher o melhor caminho?
Para responder a esta pergunta você deve pensar no que deseja para sua vida. Conhecer suas habilidades, qualidades e preferências. Assim, chegar a um nível de autoconhecimento que reflita suas verdadeiras necessidades, desejos e projetos.
Escreva em uma agenda ou caderno, uma lista de possíveis caminhos. Depois, procure informações sobre estes caminhos, informações sobre as faculdades, as escolas, os cursos, as profissões. Procure profissionais de cada área, visite as faculdades, se possível assista uma aula. Isso vai te ajudar a se projetar neste caminho, perceber então, se ele é bom pra você. Desta maneira vai saber se um curso universitário é o que você realmente deseja.

9 respostas

  1. Ainda com muitas duvidas.
    me cinto perdido, trabalho com administração de um hospital, tipo gosto do que faço mai s não sei se e isto que eu quero para toda a vida. 😕

  2. Ainda com muitas duvidas.
    me cinto perdido, trabalho com administração de um hospital, tipo gosto do que faço mai s não sei se e isto que eu quero para toda a vida. 😕

  3. Boa iniciativa por que muitos jovens acabam d se iludir devido a falta d informação, e com esta postagem dá ao jovem a noção d escolher um curso por que a escolha d um curso indica o rumo da sua vda…

  4. Muito bom! Tem muita gente que começa um curso e não termina. Saber por que quer fazer um curso é um ótimo começo para se estabelecer no curso e posteriormente na profissão!
    Parabéns pela postagem!

    Abraços

  5. Gostei muito deste artigo, realmente o importante na vida é ser completamente feliz e compartilhar um bem-estar mútuo com AS PESSOAS amadas.

    Fica com Deus.

    Inté.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *