Como economizar energia elétrica em sua residência.

Algumas dicas para economizar energia elétrica em uma residência sem perder o conforto:

1 – Banho:

Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

2 – Eletrodomésticos:

Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.

Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.

Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.

3 - Aparelhos eletrônicos:

As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.

Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.

Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.

4- Iluminação:

Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).

O Atila achou um vídeo bem legal sobre economia de energia:




Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.
27 comentários:
  1. Olá, Atila!
    Estou bem, obrigado.
    Gostei muito do seu blog, bem informativo e divertido ao mesmo tempo. Aqui no Efeito Joule .com ainda tenho que trabalhar muito pra ficar como eu quero. Por exemplo: esse sistema de comentários do blogspot é muito ruim, tentei o Haloscan mas não funcionou muito bem.
    Eu não falei com você antes de colocar seu link, mas tudo bem não é!?

    ResponderExcluir
  2. Como assim me avisar para colocvar o link? Não precisa pedir para divulgar não!! Inclusive te adicionei na minha blogroll... Eu tinha um blog no blogger,, o http://transferenciahorizontal.blogspot.com se tiverr alguma funcionalidade lá que vc queira é só perguntar! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas, em casa sigo grande maioria delas, mas quando você mencionou os eletrodomésticos acho que poderia falar do forno microondas também, acredito que este danado dê um gasto considerável também.

    Abraço!
    Marcelo França

    ResponderExcluir
  4. Verdade Marcelo, o forno microondas o mesmo ou até mais que o ferro de passar!
    Valeu pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Nossa amay eu tava atrás disso pro meu trabalho escolar!

    ResponderExcluir
  6. Olá Átila, tudo bem ?
    É verdade, os aparelhos em standby consomem energia, embora muitas pessoas pensem q não.Por esse motivo a empresa q trabalho criou um equipamento para este fim, ele corta a energia doa aparelhos ligados á tomada e ainda protege os aparelhos, assim não precisa mais retirá-los da tomada. Economiza, protege e ajuda o meio ambiente. Abçs.Cleide

    ResponderExcluir
  7. paerabens gostei das questoes que nos ajuda

    ResponderExcluir
  8. Seção Quebra-Galho:
    Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em www.eletrochave com.br

    ResponderExcluir
  9. me ajudou com meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  10. Bom, é canseira falar sobre estes assuntos, mais o que realmente vai economizar na conta de luz sao as Lâmpadas economicas, faça o teste e veja a diferença!

    quanto ao chuveiro gasta normalmente....

    ResponderExcluir
  11. ola voce sabia que nao podemos gastar muita
    energia . julia

    ResponderExcluir
  12. Ola, achei interessante a materia sobre economia de energia, e add la no meu blog bloguedorenato.blogspot.com e coloquei os creditos..
    Ate mais, voltarei mais vezes, pois seu site ta muito legal!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, preciso fazer um trabalho de física com o tema: A importância da física na economia doméstica", mas só encontro dicas de como economizar energia. Gostaria de saber se esse assunto se limita a isso (dicas de econmia), ou se existe algum coteúdo a mais, se tem, voce poderia me passar algum conteudo ou me indicar algum site sobre o assunto?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal do blog, muito importante todas as dicas postadas neste site, mas vale a pena lembrar que a maior hipocrisia é nós pensarmos que podemos fazer para melhorar e no fim não o fazemos, as vezes temos que recorrer empresas de serviços especializados para obtermos melhor economia de luz e agua, para economizarmos no final das contas, sendo que simples dicas como estas fazem uma economia maior ainda em nosso bolso pensem nisso, que fique como um puxão de orelha em nós mesmos!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu amei este site, assinei-o por e-mail. Apesar de não me dar muito bem com física, este site deixou tudo muito mais fácil e divertido. Adorei!

    ResponderExcluir
  16. ola,gostei muito de trabalhar com energia pois me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  17. Existem algum email , que posso utilizar para pedir uma avaliaçao da cemig na minha casa ,com o objetivo de economia de energia?
    Sonia

    ResponderExcluir
  18. banco de capacitores para corigir o angulo de fase
    entre a voltagem e a corrente eletrica

    motres e transformadors geramm cosumo quando a voltagem e zero , porem os medidores não querem
    saber disso e marcam tudo como cosumo real

    e nos somos faturados e pagamos pelo consumo virtual como se fosse real

    ResponderExcluir
  19. ola olha eu faço de tudo pra economizar minha energia nao escutar muito som,nao uso ferro de passar,mal uso liguidificador,ventilador uso durante o dia quando meu bb dormi,e a noite eu ligo 2 ventiladores pra meus outros filhos,atv nao ligo tanto so a noie ,meu esposa fuk a noite com notbook ligado ate amanhecer as vezes. sera que minha conta vem alta por causa disso?mesmo eu economizando nas outras coisas por favor me responda... me facebook è kelly maeckroys me ajude eu agradeço

    ResponderExcluir
  20. olha eu vou desliga tudo na tomada e a geladeira a noite vou fik som com os ventiladores. e talvez por pouco tempo a tv e o n otbook caso minha energia vinher baixo eu te digo ta um bju no seu coraçao e obg pela dica se tevr face me add vi kelly maeckroys fui otima noite bençao

    ResponderExcluir
  21. legal amei amei amei kkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. as dicas são mto interessantes...a unica coisa q não concordo é em em tirar o telefone da tomada fazem isso vc corre o risco dde perde ligações importantes e tal!!!

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.